UFPA divulga lista de repescagem

A Universidade Federal do Pará divulgou, nesta terça-feira, 30 de março,  a primeira lista de repescagem do Processo Seletivo Seriado 2010. No total, 284 candidatos estão sendo convocados para realizar o vínculo institucional em 60 cursos ofertados na capital e 20 cursos nos campi do interior do Estado. Essa é uma das maiores repescagens já divulgadas pela UFPA. O resultado pode ser consultado no site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC).

 


Segundo o diretor do CIAC, Aluízio Barros, o aumento do número de alunos que poderá ter uma segunda chance de ingressar na UFPA, este ano, se dá tanto pela sobra de vagas no último processo seletivo, que chegou a 951 lugares não preenchidos, quanto pela criação da nova Lei Federal que proíbe um estudante de ocupar vagas em mais de uma instituição pública. 

 


No período de habilitação ao vínculo institucional, ocorrido entre 3 e 12 de março, os candidatos aprovados na UFPA tiveram que informar se haviam efetuado matrícula em outra instituição pública e optar por uma delas. Aluízio Barros explica que, após a conclusão da repescagem, será feito um cruzamento de dados com o resultado da habilitação realizada em outras instituições do Pará a fim de identificar estudantes que tenham feito vínculo em duas universidades para, então, convidá-lo a optar por apenas uma, no prazo máximo de cinco dias.  

 

Em 2009, o número de alunos repescados chegou a pouco mais de 140 candidatos. O número de 2010 poderia, inclusive, ter sido maior, mas, em alguns municípios do interior, devido à sobra de vagas, não houve candidato para chamar. Houve cursos em que apenas dois candidatos disputaram e nenhum atingiu nota suficiente para receber aprovação. Somente no município de Marabá, por exemplo, um total de 332 vagas não foram preenchidas, principalmente em novos cursos de licenciatura, criados com recursos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

 


HABILITAÇÃO – Os candidatos que tiverem seus nomes publicados na lista de repescagem deverão comparecer à UFPA para realizar o vínculo institucional a partir desta quarta-feira, dia 31 de março, no Auditório Setorial Básico II, e na segunda-feira, dia 5 de abril, na sede do CIAC, entre 8h e 17h, munidos de original e cópia dos documentos que estão especificados no edital também publicado no site do CIAC
. As aulas iniciam tão logo os candidatos realizem a habilitação. Somente a partir de terça-feira será possível saber se haverá uma segunda convocação, caso as vagas da primeira repescagem não sejam todas preenchidas.

 

 


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 30.03.2010 17:00