Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Semana do Calouro 2021 inicia segunda-feira, 21
Início do conteúdo da página

Semana do Calouro 2021 inicia segunda-feira, 21

  • Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 12h14

Semana do Calouro 2021 Geral Portal

Chegou o grande momento de dar boas-vindas aos calouros da Universidade Federal do Pará. A partir da próxima segunda-feira, 21 de junho, terá início a Semana do Calouro 2021. Pela primeira vez em formato virtual, a programação da Semana do Calouro deste ano será única para todos os campi, terá como tema “Universidade Pública: Cidadania, Ciência e Cultura” e será transmitida no canal UFPA Oficial no Youtube.

Anteriormente dividida de acordo com as áreas de estudos, este ano a programação principal será única para todas as áreas. No dia 21, às 9h30, os calouros receberão uma mensagem do reitor Emmanuel Tourinho, em mesa de abertura que contará com a presença dos pró-reitores de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e Relações Internacionais, e dos coordenadores gerais do DCE. Logo após, ocorrerá a Aula Magna “Universidade Pública: Cidadania, Ciência e Cultura”, ministrada pelo professor titular do Instituto de Ciências Biológicas, Cristovam Wanderley Picanço Diniz.

No dia 22, a programação inicia com arte, com uma apresentação da Videodança "Eco das Entranhas", de Luiza Monteiro, da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). Após a apresentação, será realizada a mesa “Ações Afirmativas na UFPA: inclusão, assistência e acessibilidade”, com as participações do vice-reitor da UFPA,  Gilmar Pereira da Silva; e da professora Zélia Amador de Deus, coordenadora da Assessoria de Diversidade e Inclusão (ADIS), mediada pelo professor Ronaldo Araujo, superintendente de Assistência Estudantil. . 

Já o dia 23 foi reservado para uma programação de acolhimento. Às 9h30, terá a palestra “A UFPA te abraça!”, da professora Aline Beckman, coordenadora do Projeto RodaVida, e, às 9h50, os “Auxílios, Bolsas e Serviços de Apoio aos e às Estudantes” serão apresentados pelo superintendente de Assistência Estudantil da UFPA, professor  Ronaldo Araujo, com a assistente social Helen Carvalho (Saest);  a professora Daniele Doroteia (Saest); a professora Arlete Marinho (Saest) e com a professora Xaene Mendonça (RU). 

A Semana do Calouro segue até o dia 26 de junho, com atividades organizadas e divulgadas pelas Unidades e Subunidades da UFPA. Para despertar nos novos alunos o exercício da solidariedade, da cidadania e do compromisso socioambiental, ações como o Trote Solidário Sustentável e a campanha de doação de sangue, que são realizados todos os anos, foram mantidas na programação. Este ano, há, ainda, a novidade da Campanha UFPA contra a fome. 

Trote Solidário e Sustentável 2021 – O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” chega à sua 10ª edição com novidades, mas sem deixar de cumprir o papel de sensibilizar a comunidade universitária, especialmente os novos alunos, sobre a importância de práticas sustentáveis e solidárias. Alinhada ao compromisso socioambiental  da UFPA, este ano a ação arrecadará, além do papel utilizado durante anos de estudos (apostilas, borrões, agendas e livros sem condições de reuso), outros materiais recicláveis, como plásticos, vidros e metais, que serão entregues às cooperativas de catadores parceiras da Universidade. Em função das limitações impostas pelo atual cenário de pandemia, em 2021 o Trote terá início na Semana do Calouro e vai se prolongar até o dia 21 de julho. 

“Para que a realização do 10º Trote Solidário e Sustentável da UFPA e a integração de novos universitários pudessem acontecer, as atividades foram reduzidas, obedecendo às medidas de isolamento social exigido pela pandemia. Mas, apesar do novo formato da ação, esperamos que se atinja o maior número possível de novos alunos e que essa participação possibilite o despertar para a necessidade de debates sobre o papel do aluno como cidadão no que diz respeito aos aspectos socioambientais contidos na missão da UFPA”, comenta Lucia Almeida, da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA/DINFRA/ Prefeitura Multicampi/UFPA).

A entrega dos materiais pelos calouros, durante bandeiramento amarelo ou laranja, será realizada nos Locais de Entrega Voluntária (LEV) em coletores dispostos nos quatro portões de entrada do Campus Guamá ou no Espaço de Armazenamento Temporário da Coleta Seletiva Solidária, localizado ao lado do Setor de Transportes da UFPA (Setor Básico).

Além da realização da coleta de material, a Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA/UFPA) também desenvolveu um questionário para conhecer melhor o perfil socioambiental dos novos estudantes da UFPA, com informações sobre o conhecimento desse público em relação à coleta seletiva. No dia 21 de junho, será realizada, ainda, uma live sobre Coleta Seletiva e Pandemia, com o objetivo de compartilhar informações sobre a realização da coleta seletiva de materiais recicláveis em tempos de pandemia e de incentivar os participantes às práticas solidárias e sustentáveis no ambiente universitário e fora dele.

Junho vermelho e a conscientização pela doação de sangue - Parceira de diversas ações da UFPA, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) também irá participar da programação desta primeira Semana do Calouro virtual. A parceria entre as duas instituições visa contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, além de ajudar na ampliação do cadastro de doadores de medula óssea. Para doar, os estudantes devem procurar a unidade mais próxima do Hemopa.

Os critérios básicos para a doação de sangue são: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter tido uma boa noite de sono e estar bem alimentado. Quem teve Covid-19 pode voltar a doar após 30 dias de cura da doença. Já quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã precisa esperar 48h, após cada dose, para doar, e, para quem recebeu as vacinas AstraZeneca/Fiocruz ou Pfizer/BioNTech, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar após 7 dias.

No ato da doação de sangue, os voluntários podem optar também em fazer parte do cadastro de medula óssea, que é nacional e único. É importante que esse desejo seja explicitado no momento do cadastro inicial e que o cadastro seja mantido atualizado para que o doador voluntário possa ser localizado de maneira informatizada, em caso de necessidade. 

UFPA contra a Fome - Diante do atual cenário de instabilidade socioeconômica, agravado pela pandemia de Covid-19, e do aumento da vulnerabilidade social acentuando as desigualdades sociais, desde abril a UFPA vem realizando a Campanha “UFPA contra a Fome” para a arrecadação de cestas básicas que são distribuídas para famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade possui campus. 

Para participar, os estudantes podem entregar a sua contribuição em qualquer um dos postos de arrecadação nos campi da UFPA. Em Belém, as arrecadações ocorrem no Centro de Eventos Benedito Nunes - Campus Guamá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os resultados das arrecadações e das entregas às instituições parceiras podem ser acompanhados na página da campanha.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página