Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para cursos de agosto do Programa de Formação Continuada
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para cursos de agosto do Programa de Formação Continuada

  • Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 16h08

FORMAÇÃO CONTINUADA

O Programa de Formação Continuada da UFPA, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) e desenvolvido pela  Diretoria de  Apoio a Docentes e Discentes (DADD), está com inscrições abertas para as turmas de agosto do Plano Ações Formativas para Apoio e Acompanhamento das Atividades Acadêmicas Remotas. As atividades serão realizadas por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom, e as inscrições podem ser realizadas por meio do SIGAA.

A Proeg, desde o início da pandemia de Covid-19, tem se empenhado em promover medidas de apoio aos docentes e discentes para reduzir os impactos da suspensão das aulas presenciais. Para superar os desafios impostos por este cenário, o Programa de Formação Continuada da Proeg passou a realizar capacitações de forma remota, principalmente com foco na preparação de docentes e discentes para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), de ambientes virtuais, e de métodos e procedimentos didáticos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem, capazes de contribuir com o desenvolvimento de atividades acadêmicas alternativas ao ensino presencial. Só em 2020, a oferta de capacitação remota aumentou o alcance do programa em 315,8%, com 1.412 certificados emitidos.

Em continuidade ao programa, durante o mês de agosto, serão ofertados os seguintes cursos: Estratégias de ensino para discentes com deficiência visual por meio de plataformas digitais em tempos de ensino remoto, dia 11, de 15 às 17h; Tenho um aluno surdo e agora? Noções básicas de como realizar aulas e preparar materiais de estudo remotamente e acessíveis para alunos com deficiência auditiva e surdez, dia 12, de 15 às 16h; Estratégias de acessibilidade para estudantes com deficiência física em ambientes virtuais de aprendizagem ou por ensino remoto, dia 18, das 14 às 17h; e a interface DUA e a educação especial no ensino superior – um processo contínuo para pensar o planejamento do ensino para discentes com autismo e deficiência intelectual e comorbidades associadas, dia 25, das 14 às 17h. 

Inscrições – Para cada turma, estão sendo ofertadas 100 vagas. Interessados devem se inscrever no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no Portal do Docente, na aba Ensino > PAP > Inscrever-se em atividade.

Os cursos são compostos por atividades síncronas e assíncronas, com aulas síncronas por meio da plataforma Google Meet, e atividades assíncronas disponibilizadas na plataforma Google Classroom. Para ter acesso à sala virtual do Google Classroom, é necessário possuir uma conta de e-mail institucional G-suíte.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página