Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA será território do Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas
Início do conteúdo da página

UFPA será território do Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas

  • Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 10h47

encsaberes

Nesta semana, de 20 a 23 de setembro, a Universidade Federal do Pará será o território do Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas. O encontro é um dos eventos que antecedem o 10o Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), que ocorrerá em julho de 2022, em Belém, também tendo a UFPA como território.

A programação será de forma híbrida, com transmissão simultânea pelo Zoom e atividades presenciais no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus da UFPA, no Guamá. Os inscritos receberão, via e-mail cadastrado, o link para a transmissão em até 48h que antecedem o evento. Ainda é possível realizar inscrições gratuitamente por meio de um formulário online.

O Encontro de Saberes se apresenta como um espaço de troca de aprendizados tradicionais e científicos, que terá como protagonistas os detentores desses conhecimentos, bem como representantes de povos e movimentos sociais da Pan-Amazônia.

A abertura ocorre no dia 20 de outubro, às 14h, com a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do professor Luiz Arnaldo Campos, do Conselho Internacional do Fórum Social Pan-Amazônico; do procurador federal de justiça Felipe Pontes; do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura; além das participações em vídeo da escritora Moema Viezzer; do bispo emérito do Xingu dom Erwin Kreutler, presidente do Conselho Missionário Indigenista e da Rede Eclesial Pan-Amazônica; e de um dos maiores pensadores indígenas contemporâneos, Aílton Krenak.

Proposta e programação - O encontro deverá materializar uma rica troca de conhecimentos e experiências que potencialize a luta contra a globalização econômica, contra a violência, o desrespeito ao direito dos povos, a destruição da biodiversidade e o desequilíbrio climático. Expressará a firme convicção de que a Amazônia está no centro do mundo e que seus povos são os defensores, em seus territórios, dos interesses da Humanidade por uma vida justa, equitativa e saudável. 

A programação conta com lideranças de povos tradicionais, movimentos sociais e pesquisadores. Na forma de círculos de debates, serão discutidos temas como: O Estado das Coisas - Perspectivas para a Humanidade; Mudanças Climáticas, Saúde e Soberania Alimentar; Mudanças Climáticas e Defesa dos Territórios; Mudanças Climáticas e Grandes Projetos; Mudanças Climáticas Desmatamento, Destruição e Sociobiodiversidade; Financiamento das Resistências; Interculturalidade; Diálogo entre Amazônia e Povos do Mundo. Também haverá, ao longo da programação, várias intervenções culturais amazônidas.

Na conclusão do Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas, será elaborada uma Carta a ser enviada à Conferência COP-26, que se reunirá em Glasgow, Reino Unido, em novembro de 2021. 

O evento chama atenção para a ameaça de um modelo desenvolvimentista predatório da região amazônica, sendo atacada no que tange aos seus povos, à sua fauna, à flora e ancestralidade. Os ataques diretos aos direitos dos povos amazônicos, a intensificação do desmatamento descontrolado e da degradação ambiental, além da ameaça à própria existência humana só cresceram nas últimas décadas. Em meio a um cenário internacional de conflito, no que diz respeito aos 9 países banhados pela bacia amazônica, mostra-se fundamental a aliança dos povos da floresta com os cientistas e os movimentos socioambientalistas em busca da união de conhecimentos para resistir e melhor lutar.

Serviço

Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas

20 a 23 de setembro de 2021.

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes - UFPA.

Acesse a programação.

Mais informações pelo site e pelo Instagram do evento.

Texto: Ascom UFPA, com informações da Ascom do X Fospa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página