Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Podcast “Mexericos da Maré” é premiado no 1º UnBcast – Encontro Internacional e Podcasts Universitários
Início do conteúdo da página

Podcast “Mexericos da Maré” é premiado no 1º UnBcast – Encontro Internacional e Podcasts Universitários

  • Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 14h56

Padrão Premiação Mexericos

O Projeto de extensão “Mexericos na Maré”, do Campus Bragança da UFPA, foi um dos podcasts premiados no 1º Prêmio UnBCast- Encontro de Podcasts Universitários. O podcast, que conta com a participação de estudantes bolsistas, docentes e voluntários, foi premiado na categoria Produção Sonora Cultural Regional, que visa reconhecer produções sonoras de destaque, realizadas no âmbito de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do Brasil.

O encontro contou com mais de 800 inscrições de mais de 50 instituições espalhadas pelo Brasil e pelo exterior e buscou fortalecer a cultura do ouvir e o papel do podcasting como experiência de comunicação contributiva às práticas educacionais, ao cotidiano acadêmico e aos diferentes quereres de integrantes da comunidade científica e também da comunidade externa à Universidade

“Receber o 1º Prêmio UnBCast na Categoria Produção Sonora Cultural Regional nos trouxe muita honra e orgulho pelo reconhecimento de todo o esforço em divulgar ciência produzida pela UFPA e parceiros, e ainda disseminar a produção cultural de grandes artistas da nossa região. A premiação representa ainda o incentivo para continuarmos produzindo o podcast. Já estamos pensando em uma segunda temporada para o próximo ano”, relata a coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Engenharia de Pesca, Roberta Sá Leitão Barboza.

A equipe do “Mexericos na Maré” é formada por professores, alunos bolsistas e voluntários de extensão ligados ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira de Comunidades Amazônicas (Labpexca), do Instituto de Estudos Costeiros do Campus Bragança, ao coletivo Mexericos na Maré e ao Instituto Federal do Pará - Campus Bragança.

O podcast - O Mexericos na Maré é um projeto de extensão em formato de áudio, criado com o objetivo de divulgar projetos de pesquisa e extensão realizados pela UFPA e por parceiros, incluindo resultados de projetos. O podcast divulga ainda várias formas de artes e artistas da Região Norte, incluindo mestres da cultura popular de comunidades tradicionais.

“Mexerico”, que vem do termo popular referente à fofoca, é usado, dessa vez, com o intuito de transmitir resultados científicos em linguagem popular para que não só a população acadêmica tivesse acesso. Por isso o “Mexericos da Maré” surgiu para mostrar a importância de dar atenção e gerar aproximação da comunidade acadêmica, especialmente as comunidades pesqueiras em que o Labpexca tem grande atuação.

“O projeto é importante no sentido de os alunos vivenciarem as etapas presentes na extensão, permitindo a troca de conhecimentos entre alunos de diferentes cursos. Eles são essenciais para que o podcast seja executado, desenvolvendo ações de planejamento, pesquisa, escrita de roteiro, gravação, edição, lançamento e comunicação do podcast”, explica a docente, que conclui, “a ideia central do “Mexericos na Maré” é popularizar a ciência que temos produzido ao longo de tantos anos, bem como disseminar aspectos da nossa cultura”.

Cada episódio do podcast é dividido em dois blocos, um de cunho científico e outro de cunho cultural, tendo como finalidade aproximar a Universidade da sociedade, por meio da produção de conteúdo de divulgação científica e cultural em uma linguagem mais acessível e interdisciplinar, em formato de áudio, voltada para as comunidades interna e externa da UFPA. Os novos episódios são publicados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, e podem ser acessados nas principais plataformas de streaming de podcasts, como Spotify, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts, RadioPublic, Copy RSS, e também são veiculados pela Rádio Rosário 106.7 FM, de Bragança.

Saiba mais sobre o projeto na página do "Mexericos da Maré” no Instagram.

Texto: Yris Soares- Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página