Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA volta a sediar aulas de capoeira aos sábados
Início do conteúdo da página

Museu da UFPA volta a sediar aulas de capoeira aos sábados

  • Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 14h52

capoeira

O Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA) voltou a promover a realização de aulas de capoeira aos seus visitantes. O projeto tem o objetivo de difundir a prática da capoeira como uma forma de esporte e lazer, mas também como patrimônio cultural brasileiro. Com orientação do Grupo Capoeira Brasil, as aulas ocorrem aos sábados, das 9h às 11h. A prática é realizada ao ar livre e tanto os instrutores quanto os alunos devem fazer o uso de máscara. As inscrições devem ser feitas presencialmente no local para pessoas a partir dos nove anos de idade.

O espaço do Museu da UFPA proporciona a divulgação da arte e cultura brasileiras, tais aspectos pertencentes à capoeira. Neste sentido, a prática da copeiragem possibilita uma ligação com a ancestralidade cultural do país, bem como interage socialmente na troca de ideias e convívios entre os integrantes.

“Neste momento de retorno, a capoeira tem se tornado muito importante não somente como atividade física, mas também como um local de terapia e relaxamento para todo o estresse e angústia que acabamos tendo por conta  da pandemia”, explica um dos instrutores, Wanderson Amorim, servidor da UFPA.

Para os novos alunos, é preciso estar com roupas confortáveis, que possam facilitar a realização do exercício. A organização conta com o apoio dos mestres fundadores do grupo, Paulão, Paulinho Sabiá e Boneco, sob supervisão do mestre Marcão de Fortaleza e do professor Márcio Belém.

Contexto Histórico - Inicialmente, a capoeira foi criminalizada pelas autoridades durante a instalação do Primeiro Regime Repúblicano Brasileiro, no Decreto 847, de 11 de outubro de 1890. Apenas 47 anos após o ocorrido, em 1937, a prática da capoeiragem deixou de ser restringida. Atualmente, é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o que evidencia a sua importância para a sociedade do país. 

Serviço:

Museu da UFPA

Data: todos os sábados

Horário: 9h às 11h da manhã

Inscrições: Presencialmente, no espaço do Museu

Valor: 30 reais por mês

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página