Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp divulga edital de seleção para bolsas Fapespa de mestrado e doutorado
Início do conteúdo da página

Propesp divulga edital de seleção para bolsas Fapespa de mestrado e doutorado

  • Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 17h29

Bolsas Fapespa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o edital de seleção para a concessão de bolsas de Mestrado e de Doutorado custeadas pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). A seleção é voltada para estudantes de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições para a seleção já estão abertas e seguem até o dia 17 de novembro de 2021.

Para participar da seleção, é necessário que o PPG, ao qual o candidato bolsista é ligado, esteja com as suas cotas de Bolsa DS/Capes e CNPq totalmente alocadas, sem nenhuma bolsa ociosa. Pode concorrer a bolsas de mestrado qualquer PPG que disponha de até dez bolsas de mestrado ou de doutorado ativas, considerando todas as concessões recebidas das agências de fomento. Por sua vez, o estudante indicado não pode ter qualquer relação de trabalho com a UFPA, nem pode acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio, bolsa ou vínculo empregatício durante toda a vigência da bolsa. Como compromisso, o beneficiado deverá ter dedicação integral às atividades do Programa de Pós-Graduação e apresentar relatórios semestrais e ao final do vínculo.

O edital prevê a concessão de 114 bolsas de mestrado no valor de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) e 60 de doutorado no valor de R$2.200,00 (dois mil e duzentos reais). A bolsa de mestrado terá duração máxima de 24 meses de curso e a de doutorado terá duração de até 48 meses. A coordenação de cada programa deverá ser a responsável em submeter a inscrição na seleção via processo pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), conforme o modelo disponibilizado no Edital (Anexo I).  

Para a concessão das bolsas, será utilizado o recurso previsto nos Convênios de Cooperação 001/2020, 011/2020 e 013/2020 celebrados entre a UFPA e a Fapesps. A divulgação dos resultados de cada uma das fases da seleção será publicada no site da Propesp. As bolsas terão início no dia 4 de dezembro de 2021.

Serviço: 

Edital de concessão de bolsas de mestrado e doutorado - Fapespa

Prazo para a submissão de proposta: até 17 de novembro de 2021 via Sipac.

Início das bolsas: 4 de dezembro de 2021

Mais informações podem ser conferidas no edital.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página