Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança da UFPA realiza o I Seminário Integrado em Artes Cênicas
Início do conteúdo da página

Escola de Teatro e Dança da UFPA realiza o I Seminário Integrado em Artes Cênicas

  • Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 17h26

seminario marca carinhas horizontal 1

Na próxima semana,  nos dias 30 de novembro e e 2 de dezembro, será realizado o I Seminário Integrado em Artes Cênicas, da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Sob a temática “Trabalhos e Criação em Artes na Pandemia- Desafios e Perspectivas”, o evento busca proporcionar uma integração entre todos os cursos voltados para a arte, ampliando o seu alcance para que seja possibilitada a criação de novas ideias e ações em arte e nas produções artísticas em tempos de pandemia. Voltado não só para o ETDUFPA, mas também para fora da Instituição, o seminário ocorre de forma remota pelo canal do YouTube da ETDUFPA.

Em sua primeira edição, o evento abre espaço para alunos, professores, funcionários e ex-alunos da ETDUFPA, artistas cênicos de Belém e todos aqueles interessados em discutir  trabalho e educação em Artes, de maneira geral, e questionar o mundo artístico como trabalho, campo de estudo, força, produção, criação e espaço de anseios.  A escolha da temática “Trabalhos e Criação em Artes na Pandemia- Desafios e Perspectivas” foi feita com base no interesse em comum desses profissionais em entender como a arte está sendo disseminada em suas respectivas áreas durante esses dois anos de pandemia.   

“As artes cênicas são artes da presença e do corpo, e, quando o compartilhamento da presença se tornou uma ameaça, esse profissional teve suas atividades duramente afetadas. Acredito que é fundamental nesse momento, diante de tudo que está sendo vivenciado pelo país de uma maneira geral, pela universidade pública e também pelo campo das artes, estarmos falando de dentro e fora do contexto acadêmico, tentando encontrar estratégias e temas de debates que possam nos unir nos nossos anseios. A promoção desse debate toca nessa dimensão do trabalho específico do artista da cena e é também uma estratégia de coletivizar e ampliar o olhar para o papel que esse profissional sempre desempenhou e tem desempenhado agora, nesse momento na sociedade”, pontua a professora Andréa Flores. 

A programação do evento busca romper os formatos tradicionais de seminários e inova com as chamadas “giras de diálogos”, um espaço aberto de discussão que foge da convenção das mesas-redondas. As giras criam um debate com diversos convidados, visando transversalizar e horizontalizar, o máximo possível, o alcance das discussões do evento. Durante a programação, serão realizadas sete giras de diálogo no total, com temas que vão de discussão sobre o mercado, inserção, informação, até a expectativa da dimensão da arte como resistência.

“Não há tempo nesse momento nem fôlego para debates setorizados encaixotados. A estratégia mesmo é abrir as possibilidades de estabelecer pontes, encontros entre anseios e ideias que nos unem e, também, de se ouvir e de encontrar estratégias de luta. Arejar as nossas próprias ideias e ações no enfrentamento da situação toda por que estamos passando”, conclui Andréa Flores.

Para ampliar este debate, o seminário conta com três modalidades de participação: Ouvinte e Participante, que participam dos debates com os convidados; Comunicação e pesquisa, que diz respeito a apresentações de trabalhos acadêmicos artísticos e Festival do Minuto, apresentação de vídeos artísticos de até 1 minuto. Todas as inscrições podem ser feitas por meio de um formulário on-line até hoje, 26 de novembro. 

Serviço:

I Seminário Integrado de Artes Cênicas da ETDUFPA

Inscrições: até o dia 26/11/2021, aqui

Data: 30/11,  e 2/12/2021

Texto: Yris Soares- Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página