Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa de pesquisa sobre mudanças climáticas e realiza workshop internacional
Início do conteúdo da página

UFPA participa de pesquisa sobre mudanças climáticas e realiza workshop internacional

  • Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 11h29

workshop mudanças climáticas

A Universidade Federal do Pará (UFPA) participa do projeto internacional coordenado pela Universidade de Londres, que quer investigar as mudanças climáticas no mundo e o papel das Instituições de Ensino Superior no enfrentamento desse problema global, com a possibilidade de contribuir para a sustentabilidade do planeta. Como parte desse projeto, a UFPA também sediará o Workshop Climate-U, que ocorre nesta quarta, 1º de dezembro, em formato híbrido, com a presença de pesquisadores dos países participantes, sendo Reino Unido, Quênia, Moçambique, Fiji e o Brasil. 

Além da UFPA, representando o Brasil, integram o projeto: a Universidade de Passo Fundo (UPF), que coordena a pesquisa em nível nacional, e a Universidade de São Paulo (USP). O evento configura a primeira reunião presencial dos envolvidos no projeto, uma vez que este iniciou pouco antes da pandemia, tendo as atividades suspensas no período de 2020/2021, retomando agora com o workshop.

A ideia é de que a reunião seja um momento para a socialização das pesquisas, o planejamento dos próximos passos do projeto, a articulação entre os pesquisadores e as ações participativas. Por isso estarão presentes o professor Tristan McCowan, representando a University College of London, coordenador internacional do projeto; além das três universidades brasileiras, sendo a professora Luciana Londero, coordenadora nacional do Climate-U, pela UPF; o professor Térsio Ambrizi, superintendente da Gestão Ambiental, pela USP; e o professor Salomão Hage, coordenador regional, pela UFPA.

WhatsApp Image 2021 11 30 at 08.55.07Parceria - O evento tem parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFPA, que articula a participação dos demais programas de pós-graduação das universidades brasileiras no projeto. Dessa forma, a abertura do workshop, agendada para as 16h, também terá a participação do professor Waldir Abreu, coordenador do PPGED/UFPA; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professora Iracilda Sampaio; e da coordenadora do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), professora Selma Pena.

“O PPGED UFPA é o único programa nota 5 em Educação na Região Norte e tem cada vez mais internacionalizado suas ações de pesquisa em parceria com programas e universidades dos diversos continentes, no caso deste projeto: Brasil (América do Sul), Reino Unido (Europa), Quênia e Moçambique(África), Fiji (Oceania)”, explica o professor Waldir Abreu. “A participação nesse projeto é importante porque qualifica ainda mais nosso programa e contribui para consolidar o PPGED como um programa que desenvolve pesquisas em nível internacional e está preocupado com a sustentabilidade do planeta”, ressalta.

O objetivo do workshop é “compartilhar com a comunidade acadêmica a realização desse estudo e da pesquisa em andamento”, complementa o coordenador regional Salomão Hage. A expectativa é de que o encontro seja um momento rico de diálogo, de articulação entre os pesquisadores internacionais, nacionais e locais. “Além disso, pretende-se investigar o que as universidades têm feito em relação às mudanças climáticas e para a transformação dos rumos que o planeta vem seguindo quanto à depredação da natureza, à produção excessiva de gás carbônico, à exploração dos recursos e riquezas não renováveis”, destaca Hage.

Ações - O projeto prevê a aplicação de um questionário a ser respondido por estudantes das universidades engajadas nos cinco países a fim de compreender as ações que as universidades vêm desenvolvendo, ou não, no que se refere à promoção da sustentabilidade. Ainda por meio do projeto, haverá realização de pesquisas de campo em cada um desses países e, pela UFPA, pesquisas com ação participativa a ser realizada na Amazônia tocantina, envolvendo os municípios de Cametá, Mocajuba, Baião, Igarapé-Miri e Oeiras do Pará, além da criação de um coletivo de governança do território, envolvendo as lideranças desses municípios, planejando ações de diagnóstico dos impactos ambientais, mudanças climáticas e de intervenções nas comunidades locais.

A equipe do projeto já se encontra em Belém. No dia 29 de novembro, os pesquisadores realizaram visita à Ilha do Combu; no dia 30, visitam o quilombo Jambuaçu, no município do Moju, e, no dia 1º de dezembro, realizarão o Workshop Climate-U de apresentação do projeto para comunidade acadêmica. O momento presencial ocorrerá no auditório B do ICED/UFPA e haverá transmissão ao vivo para as demais universidades/países que acompanham a distância a programação e os feitos do projeto. 

Serviço

Workshop Climate-U

Data: 1º de dezembro de 2021

Horário: 16h

Local: Auditório B do ICED e transmissão ao vivo pelo canal do youtube do PPGED-UFPA.

Participação livre. 

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Arte gráfica: Reprodução Goeegle e Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página