Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Física oferta curso de Física Básica para 2022
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Física oferta curso de Física Básica para 2022

  • Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h21

Física Básica

Preocupado com a forma pela qual o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem afetar a abordagem da Física na Educação Básica, principalmente nas escolas públicas, o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPA oferecerá, gratuitamente, um curso de Física Básica ministrado pelos discentes de pós-graduação do PPGF/UFPA durante o ano de 2022. O curso é voltado para qualquer pessoa com o Ensino Fundamental completo que tenha interesse em aprender Física Básica. As inscrições vão até o dia 10 de dezembro, podendo ser efetuadas por meio do formulário disponibilizado pelo PPGF ou pelo site do curso.

O curso será realizado aos sábados pela manhã, das 9h às 12h. Serão 35 sábados, durante os quais serão abordados diversos temas da Física Básica, com carga horária de até três horas-aula de 50 minutos por sábado. Por ser um curso ofertado de forma gratuita, no formato remoto, é possível receber inscrições não somente da nossa região, mas também de outros estados.

“Sabemos que muitas pessoas não tiveram todas as aulas de Física que deveriam ter tido no Ensino Médio por diversas razões e acabaram por não ter contato com estes conteúdos durante sua formação escolar. Então esta será uma excelente oportunidade para aprender ou simplesmente rever estes conteúdos. Como o mundo atual está repleto de Física e suas aplicações tecnológicas, o curso será também útil para profissionais de outras áreas que têm interesse no assunto”, pontua o professor e coordenador do PPGF, Luís Crispino.

Sobre o curso - As aulas abordarão quase toda a temática da Física Básica, o que inclui: Introdução ao Estudo da Física, Estudo dos Movimentos, Força e Movimento, Leis de Conservação, Gravitação e Fluidos, Ondas Mecânicas, Óptica, Termodinâmica, Eletrostática, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo e Física Moderna. 

A bibliografia do curso será diversificada, mas terá como principal referência adotada a coleção Compreendendo a Física, 3ª edição, que inclui três volumes que abordam Mecânica (Volume 1), Ondas, Ótica e Termodinâmica (volume 2), Eletromagnetismo e Física Moderna(Volume 3), de Alberto Gaspar, Editora Ática, São Paulo, 2016. Como a Física é uma ciência experimental, o curso precisará, ainda, do auxílio de atividades experimentais, que serão realizadas por meio de vídeos de experimentos disponíveis em dois canais no YouTube:  Série Experimentando, Laboratório de Demonstrações da UFPA e Física na Prática, da Universidade de São Paulo.

Serviço:

Curso de Física Básica do PPGF/UFPA – 2022

Inscrições: 10/12/2021, via formulário disponibilizado pelo PPGF

Mais informações no site do curso.

Texto: Yris Soares- Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página