Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA outorga título de Professor Emérito a Cláudio Barradas em sessão solene nesta sexta-feira, 10
Início do conteúdo da página

UFPA outorga título de Professor Emérito a Cláudio Barradas em sessão solene nesta sexta-feira, 10

  • Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 17h10

 prof emerito Claudio Barradas topo portal

A concessão do título de Professor Emérito ao artista, pesquisador e docente Cláudio de Souza Barradas pela Universidade Federal do Pará será realizada em sessão solene no dia 10 de dezembro, às 18h. A cerimônia ocorrerá no Instituto de Ciências da Arte (ICA), localizado na Praça da República. Cláudio Barradas atuou na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) ao longo de 30 anos, com contribuições na formação em teatro, na promoção das artes e da cultura e em espetáculos. 

Nascido em 4 de janeiro de 1930, em Belém, Cláudio de Souza Barradas é filho de migrante português (pai) e migrante nordestina (mãe). Sua experiência no teatro se deu por manifestações religiosas populares e por meio da escola. Na década de 1950, formou-se em Letras Clássicas, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, posteriormente incorporada à UFPA. 

Como aluno, Barradas fez parte da primeira turma do curso de Formação de Ator da UFPA, na década de 1960 e, posteriormente, integrou o corpo docente do então Serviço de Teatro da UFPA, hoje Escola de Teatro e Dança, contribuindo com a formação de gerações de artistas até sua aposentadoria, em 1992. Apesar de não se afastar do teatro e das artes, após a aposentadoria, Barradas se dedicou à vida sacerdotal, sendo padre em diferentes paróquias da Arquidiocese de Belém.

Um registro de suas memórias e histórias foi feito em 2010 pelo Projeto Ribalta, realizado pela ETDUFPA, em parceria com a Academia Amazônia e a Faculdade de Comunicação da UFPA. No programa piloto do projeto, o professor Claudio Barradas foi entrevistado por convidados como Maria Silvia Nunes, Zélia Amador de Deus, Wlad Lima e Cleodon Gondin, relatando aspectos da sua vida de seminarista e suas experiências no teatro como ator e diretor. O programa está disponível no Repositório UFPA Multimídia.

Recentemente, a UFPA já o havia homenageado dando o seu nome ao teatro universitário construído na ETDUFPA - o Teatro Universitário Cláudio Barradas, um espaço experimental que atende aos cursos da ETDUFPA e é palco de programações culturais abertas ao público paraense.

Serviço

Solenidade de Outorga do Título de Professor Emérito a Cláudio de Souza Barradas

Data: 10 de dezembro

Horário: 18h

Local: Instituto de Ciências da Arte – ICA, Praça da República, av. Presidente Vargas, s/n.

Aberto ao público

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página