Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe posto de testagem da Sesma a partir desta segunda, 24, no Complexo do Vadião
Início do conteúdo da página

UFPA recebe posto de testagem da Sesma a partir desta segunda, 24, no Complexo do Vadião

  • Publicado: Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 14h45

Testagem Covid19

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe posto de testagem para Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) a partir desta segunda-feira, 24 de janeiro. O posto está funcionando no Complexo do Vadião, no Setor Básico do Campus do Guamá, e ofertará até 200 testes diários. A UFPA também dialoga com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para implantação de um posto da Sespa nos campi em Belém e nos demais municípios.

O posto da Sesma na UFPA estará aberto até o dia 28 de janeiro, das 9h às 12h. Diariamente, serão realizados 200 testes rápidos (detecção de antígeno, com coleta de amostra de swab de nasofaringe). Serão distribuídas senhas. Os testes são direcionados prioritariamente a pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19.

Para fazer o teste, o(a) usuário(a) precisa apresentar documento de identificação com foto e CPF. O resultado será fornecido após 15 minutos da coleta, com notificação de isolamento para os casos positivados. O uso de máscara por todos(as) os(as) usuários(as) é obrigatório no local. Dispensadores de álcool em gel estarão disponíveis para a higienização das mãos.

“Recomendamos que busquem a testagem, preferencialmente, pessoas que estão com sintomas. Quem não está com sintomas, prioritariamente, deve reforçar os cuidados, usar máscara e monitorar se aparecem sintomas”, orienta a professora Renata Noronha, diretora da Faculdade de Biomedicina, que coordenará a equipe da UFPA atuante no posto da Sesma na Universidade.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “É muito importante essa parceria da Universidade com a Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, para implantação de um posto de testagem de Covid-19 na UFPA, em Belém. Esta é mais uma iniciativa que buscamos para fornecer suporte à nossa comunidade acadêmica e à sociedade em geral neste novo momento que vivemos da pandemia. Também estamos em diálogo com o governo do estado, por meio da Sespa, para a implantação de postos na UFPA em Belém e nos demais campi da Universidade”.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página