Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Dirigentes do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão são empossados
Início do conteúdo da página

Dirigentes do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão são empossados

  • Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 17h49

Posse NITAE Capa Portal

A direção do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da UFPA foi empossada na terça-feira, 18 de janeiro. O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, empossou o professor José Miguel Martins Veloso, reconduzido ao cargo de diretor-geral, e a professora Marianne Kogut Eliasquevici, que assumiu a direção-adjunta da unidade. A sessão ocorreu presencialmente, no auditório do Núcleo, no Campus do Guamá.

A posse contou com a presença das pró-reitoras e dos pró-reitores de Ensino de Graduação, Marília Ferreira, de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Yoshino, de Extensão, Nelson Souza, de Relações Internacionais, Edmar Costa,  e de Administração, Raimundo Almeida; e do presidente da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Roberto Ferraz; do diretor-geral do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Marcos Diniz; além da comunidade de servidores e de estudantes do NITAE2.

18.01.2022 Reconducao a diretoria do Nitae Foto Alexandre de Moraes 73A sessão iniciou com a assinatura dos termos de posse pelo reitor e pelos dirigentes, seguida dos discursos. A nova diretora-adjunta do Núcleo, professora Marianne Eliasquevici, agradeceu ao professor José Miguel Veloso e à professora Cristina Vaz pelo trabalho desenvolvido à frente do Núcleo nos últimos quatro anos. Relatou sua trajetória na Universidade, que acompanha também a história da Educação a Distância na Instituição. Parte do grupo que hoje compõe o NITAE2, a professora atuou desde o início na antiga Assessoria de Educação a Distância (AEDI) da UFPA e colaborou na transformação da Assessoria no atual Núcleo, assim como na criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do qual foi coordenadora. “Espero continuar contribuindo, por meio do NITAE2, para que a UFPA cumpra a sua missão de produzir e socializar conhecimento na Amazônia”, declarou a diretora-adjunta empossada.

18.01.2022 Reconducao a diretoria do Nitae Foto Alexandre de Moraes 90O professor José Miguel Veloso, reconduzido ao cargo de diretor, agradeceu a confiança dos colegas para continuar à frente da direção do Núcleo. Fez também um balanço do cenário nacional e da Universidade nos últimos quatro anos, com sérias dificuldades e grandes desafios para o ensino superior público. “Mesmo em um cenário adverso, o NITAE2 teve um papel importante na Instituição para o enfrentamento da pandemia, colaborando com o conhecimento e a prática do uso das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo no contexto do ensino”, destacou o diretor, além de agradecer o apoio da administração superior para a consolidação do Núcleo.

18.01.2022 Reconducao a diretoria do Nitae Foto Alexandre de Moraes 118Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “Esta cerimônia tem um significado especial para a Universidade. Em nome da administração superior, agradeço o trabalho realizado nos últimos quatro anos e a disposição do Núcleo em colaborar com a Universidade no próximo período”. O reitor ressaltou a vocação única e estratégica do NITAE2 de produzir conhecimentos e soluções em um contexto de transformações tecnológicas não só na educação como também em todos os ambientes sociais.

E ainda avaliou: ”Em que pese as dificuldades dos últimos anos, as universidades públicas venceram. Acumulamos resultados positivos e resistimos a campanhas obscurantistas contra as universidades, que nos obrigaram a um esforço adicional de informação à sociedade. Com isso, passamos a ter um apoio ainda maior de setores que defendem a importância do conhecimento e da academia. E a UFPA tem participado desse debate com protagonismo, apresentando resultados de qualidade para o investimento que é feito pela sociedade. Nossa disposição é para continuar fazendo nosso trabalho e dar a conhecer o impacto dele na vida das pessoas”.

Sobre o NITAE2 - O Núcleo nasceu da transformação da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) em unidade acadêmica, aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) da UFPA, por meio da Resolução n. 760, de 20 de outubro de 2017. Tem como proposta ampliar e potencializar o desenvolvimento de projetos transdisciplinares para proposição de soluções inovadoras para os processos educacionais, dentro e fora da Universidade. Tem como subunidade o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), que oferta o curso de Mestrado Profissional em Ensino.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página