Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição “Sentinela do Norte: A Independência do Brasil no Grão-Pará” terá abertura nesta quarta, 18 de maio
Início do conteúdo da página

Exposição “Sentinela do Norte: A Independência do Brasil no Grão-Pará” terá abertura nesta quarta, 18 de maio

  • Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 15h49

 

IMG 20220516 WA0031

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Cátedra João Lúcio de Azevedo, Camões, I.P., e o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizarão a exposição “Sentinela do Norte - A Independência do Brasil no Grão-Pará”, com abertura nesta quarta-feira, 18 de maio, às 18h, na sede do IHGP, no bairro Cidade Velha, em Belém. O evento integra as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Vice-Consulado de Portugal em Belém. A visitação será aberta ao público a partir do dia 19 de maio e permanecerá em cartaz sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, no IHGP, com entrada franca.

A curadoria da exposição é assinada pelo professor Aldrin Figueiredo, da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA, e pela professora Maria de Nazaré Sarges, coordenadora da Cátedra João Lúcio de Azevedo, Camões, I.P e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA). Para a abertura da exposição, estarão presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; a presidente do Instituto Histórico Geográfico do Pará, Anaíza Vergolino e Silva; e a vice-consul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro.

A mostra tem como proposta inquirir alguns marcos da narrativa histórica em um diálogo entre o presente e o passado, trazendo ao público textos, imagens e objetos que versam sobre a grande movimentação político-social que ocorreu na região amazônica. Abrigada no antigo Solar do Barão de Guajará, atual sede do IHGP, a exposição apresenta parte do acervo museográfico, bibliográfico e arquivístico do próprio instituto relativo à Independência e sua rememoração em diferentes épocas.

Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “a exposição é fruto de iniciativas de pesquisa e interação cultural que temos estabelecido com entidades como o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal e o Instituto Histórico e Geográfico, no âmbito das atividades da Cátedra João Lúcio de Azevedo, Camões I.P. Por meio da mostra, poderemos revisitar a história da Independência para refletir sobre o Brasil de ontem e de hoje”.

Narrativa - A exposição será organizada em quatro núcleos, recuperando três momentos históricos importantes, sendo eles a Independência do Brasil, que completa 200 anos em 2022; a Adesão do Pará à Independência do Brasil, que celebra bicentenário no dia 15 de agosto de 2023; e a Confederação do Equador, movimento que partiu de Pernambuco, mas houve a participação do Pará e completa 200 anos em 2024.

De acordo com a professora Nazaré Sarges, os quatro núcleos expositivos do percurso são: O Barão, a Independência e os Motins Políticos, que contextualiza a vida e a obra do político e historiador Domingos Antônio Raiol, autor da clássica obra Motins Políticos, fundante sobre o período, escrita no século XIX; A Independência do Brasil no Grão-Pará, que aborda as guerras napoleônicas e a invasão portuguesa em Caiena a partir do Pará, a adesão do Pará às Cortes Constitucionais de Portugal e o processo de adesão do Pará à Independência do Brasil; A História Ensinada, que borda a independência a partir da história ensinada e festejada em grupos escolares no Pará; e Efemérides da Nação, que vai tratar das comemorações pela independência em distintos períodos, discutindo a construção de memórias e releituras de um evento seminal para a história do Brasil no Pará. 

“O nosso objetivo é fazer uma nova leitura do processo de independência do país a partir dos acontecimentos e do olhar histórico que se originam na Amazônia e na Região Norte do Brasil, por isso o título Sentinelas do Norte”, explica o professor Aldrin Figueiredo. A mostra conta com o acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, formado por telas, insígnias, documentos, mobiliário, livros, entre outros, bem como objetos oriundos de coleções particulares.

A exposição tem ainda como perspectiva incluir novos atores e sujeitos sociais nas leituras da Independência do Brasil no Pará, como mulheres, indígenas e crianças, para além de nomes e vultos conhecidos da história da pátria.

Serviço:

Abertura da Exposição “Sentinela do Norte: A Independência do Brasil no Grão-Pará”

Data: 18 de maio de 2022

Horário: 18h

Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), na Rua D'Aveiro Cidade-Irmã, nº 62 - Cidade Velha, Belém-PA.

Visitação aberta ao público a partir do dia 19 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h.

Entrada franca

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Cerimonial

registrado em:
Fim do conteúdo da página