Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > IX Jornada de Etnomusicologia recebe submissão de trabalhos
Início do conteúdo da página

IX Jornada de Etnomusicologia recebe submissão de trabalhos

  • Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2022, 16h30

etnomusicologia

A música é uma atividade artística que pode apresentar uma forte carga cultural em determinadas regiões, um exemplo é o brega, o carimbó e o tecnomelody que estão marcados na vivência de muitos paraenses. O debate dos estudos da música como cultura é o enfoque da IX Jornada de Etnomusicologia organizada pelo Laboratório de Etnomusicologia (Labetno), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento será realizado virtualmente nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2022, tendo como tema os ‘Trânsitos Epistemológicos em Etnomusicologia’.

A jornada ocorre com o VII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, iniciativa da Universidade do Estado do Pará, e com o IV Encontro Regional Norte, da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), para agregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ofertando um espaço de divulgação das produções científicas sobre a música regional e nacional.

“Estamos possibilitando um diálogo entre mestres e detentores do conhecimento tradicional musical com pesquisadores acadêmicos e, dessa forma, enriquecendo o espaço de atuação e reflexão do fazer pesquisa etnomusicológica. Este ano, tais diálogos se darão em torno do tema da jornada ‘Trânsitos Epistemológicos em Etnomusicologia’, que, justamente, busca refletir sobre as diversas formas de pensar a música, o mundo e a vida, fundamentando, assim, as diversas formas de fazer e pensar a pesquisa em Etnomusicologia”, informa a professora Líliam Barros, coordenadora do Labetno.

Em virtude do sucesso das últimas edições realizadas virtualmente, e em razão da pandemia, a organização optou por manter o formato também em 2022. O formato virtual permite um alcance ampliado do conteúdo que é compartilhado com os participantes por meio dos canais de comunicação do evento, como redes sociais, canal do YouTube e site, proporcionando maior notoriedade no espaço da Etnomusicologia nacional para que o evento se torne um polo sobre o tema no país.

“Para além da socialização dos resultados das pesquisas com a sociedade em geral, é importante que seja observado que há uma cena de pesquisa em música no Pará, com ações que visam a diálogos e trocas com a sociedade circundante”, completa Líliam Barros.

Inscrições de Trabalhos - O evento aceita artigos em português, inglês e espanhol, relacionados à Etnomusicologia e a áreas semelhantes para serem publicados nos anais da IX Jornada, do VII Colóquio e do IV Encontro Regional do Norte. As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 30 de junho. Os trabalhos devem ser inéditos, com relevância na área e ter uma boa estruturação. Os templates estão disponíveis aqui.

Serviço:

IX Jornada de Etnomusicologia, VII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia e IV Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Etnomusicologia.

Dia: 24, 25 e 26 de agosto.

Inscrições até o dia 30 de junho.

Pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página