Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > II Colóquio de Governança abre debates sobre o desenvolvimento de políticas públicas em Salinópolis
Início do conteúdo da página

II Colóquio de Governança abre debates sobre o desenvolvimento de políticas públicas em Salinópolis

  • Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2022, 16h51

banner site ii colóquio de governança salinópolis

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais (DRIS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), vai promover o II Colóquio Mesorregional de Governança do Nordeste Paraense - Salinópolis nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. O evento tem como tema “Desenvolvimento, território, cultura e políticas públicas” e pretende estreitar e fortalecer as interações institucionais com a sociedade e governos para apontar questões na universidade que precisam ser fortalecidas.

A expectativa do evento é identificar questões que serão os eixos temáticos dos editais da Proex a fim de fomentar  os grupos extensionistas interessados nestes temas. Posteriormente, serão apresentados programas e projetos para ampliar a rede de extensão universitária para que a UFPA possa atuar na proposição de soluções para os problemas apresentados.

“A escala mesorregional e microrregional permite aproximar a universidade à realidade socioambiental e seus diferentes atores, de forma mais direta, atentando para suas especificidades, particulares e dinâmicas socioterritoriais que escapam ao olhar mais amplo do recorte regional no âmbito da unidade subnacional”, explica o professor Durbens Nascimento, coordenador da DRIS.

O Colóquio será realizado na Casa de Cultura Fonte do Caranã, localizado na Rua João Pessoa, em Salinópolis. A programação contará com mesas compostas por representantes de movimentos sociais, de instâncias dos governos, empresários, e da universidade, que irão abordar temas referentes ao desenvolvimento regional, mineração e emprego; matriz energética, cadeias produtivas e atuação sindical; gestão municipal, regularização fundiária e territórios quilombolas; educação e formas de resistência camponesa no nordeste paraense; entre outros. A programação completa pode ser conferida aqui.

Como participar - Podem participar discentes, técnicos e docentes da UFPA, bem como representantes de instituições governamentais, prefeituras, organizações sociais e público geral. As inscrições estão disponíveis através do formulário virtual até que sejam preenchidas as 80 vagas disponíveis. 

Serviço:

II Colóquio Mesorregional de Governança do Nordeste Paraense - Salinópolis

Data: 30 e 30 de Maio e 01 de Junho

Inscrições pelo formulário.

Disponível até completar as 80 vagas.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Proex/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página