Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Clube de Leitura “Clave do poético” reúne clubes de leitura de Belém em evento de retomada das atividades presenciais
Início do conteúdo da página

Clube de Leitura “Clave do poético” reúne clubes de leitura de Belém em evento de retomada das atividades presenciais

  • Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 14h12

Jornada Clubes de Leitura

O Clube de Leitura “Clave do poético”,   da Faculdade de Filosofia  (Fafil/UFPA) retomará as atividades presenciais nesta sexta-feira, dia 27 de maio, com a realização do evento  “1ª Jornada dos Clubes de Leitura em Belém : perspectivas e abordagens”. A iniciativa terá a parceria da  Escola de Aplicação da UFPA  (EA/UFPA) e ocorrerá no Laboratório de Filosofia.

A proposta de criação do  Clube de Leitura na UFPA  surgiu  em 2019, na Escola de Aplicação, visando fomentar o exercício da leitura entre o público discente.   Em 2020, o projeto foi aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e firmou parceria com a Faculdade de Filosofia para a criação de novos núcleos no espaço universitário.  Atualmente, o clube   reúne professores, discentes e egressos da EA e de cursos de graduação da UFPA, também está em momento de construção de parceria com  a Escola Estadual Barão de Igarapé Miri, localizada no bairro Guamá, em Belém.    

Programação – A jornada iniciará às 15h, com a palestra “Práticas de leitura e formação de leitores”, proferida pelos professores da Escola de Aplicação e do Instituto de Ciências da Educação. Em seguida, haverá a mesa “Clubes de Leitura em Belém: perspectivas de atuação”, com a participação de quatro clubes de leitura que têm atividades na cidade.  

“Nessa retomada presencial, o objetivo é apresentar este importante locus de atuação, experiências e escrevivências que são os clubes de leitura e como nossa região tem amadurecido no desenvolvimento desses espaços que se desenrolam em perspectivas diversas. Teremos a participação de clubes como o Leia mulheres e a Tag-Experiências literárias, que gentilmente aceitaram nosso convite para compor a mesa”, informa Aline Brasiliense, professora de Filosofia da Escola de Aplicação que atua como coordenadora do projeto. 

A “1ª Jornada dos Clubes de Leitura em Belém : perspectivas e abordagens” é aberta a  todos os interessados/as, sem inscrição prévia, bastando comparecer ao local do evento, no Laboratório de Filosofia, localizado no andar superior do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).  Os participantes receberão certificação de  carga horária de 2h.

Junho – No mês de junho, os eventos do Clube de Leitura passarão a integrar a agenda do Projeto Diálogos Filosóficos que têm atividades mensais na Fafil. No dia 24, o clube realizará uma  Roda de Conversa sobre a obra “Flor de gume”, vencedora do Prêmio Jabuti em 2021, na categoria conto. A escritora paraense Monique Malcher, autora da  publicação, participará de um papo com os presentes.

Equipe Estão envolvidos no Projeto Clube de Leitura, além da professora Aline Brasiliense, a  professora de Sociologia da Escola de Aplicação da UFPA Vergas Vitória, que atua  na função de subcoordenadora; discentes da Escola de Aplicação e de graduação da UFPA; o  diretor da Fafil , professor  Damião Bezerra; colaboradores externos da rede estadual de ensino - Seduc/PA, o professor Alan Brito e a diretora Odilene Santos, da Escola Barão de Igarapé Miri; a bolsista Pibex do projeto e graduanda em Psicologia, Amandha Camille; e a pró-reitora de Extensão via Edital Pibex. “A execução adequada do projeto não seria possível sem o apoio da Proex, assim como também a extensão para a rede estadual de ensino sem a parceria desses professores”, comenta a professora Aline. 

Toda a programação dos eventos do Clube de Leitura da Fafil  desta sexta-feira e do dia 24 de junho  está disponível no site da faculdade.

Texto: Assessoria IFCH/UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página