Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA convoca candidatos(as) na 5ª Chamada do Processo Seletivo 2022
Início do conteúdo da página

UFPA convoca candidatos(as) na 5ª Chamada do Processo Seletivo 2022

  • Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 17h59

5 chamada PS2022

O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará (CIAC/UFPA) convoca candidatos(as) classificados(as) em 5ª Chamada do Processo Seletivo 2022 (PS 2022) para cursos com ingresso neste próximo semestre. O total é de 432 convocados(as), os quais precisam seguir as etapas conforme o edital, disponível aqui.  Os campi em que houve chamada são: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Soure e Tucuruí. 

Primeiramente, os(as) classificados(as) devem realizar o preenchimento do sistema de Cadastro Online de Calouros - COC (coc.ufpa.br), disponível a partir das 9h do dia 5 de julho de 2022, e, depois  disso, seguir com o procedimento de verificação presencial dos documentos, em datas por curso e por campius, constantes na agenda do Anexo I do edital.

Para candidatos(as) concorrentes pela política de ações afirmativas, é necessário também a etapa de validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda) ou indígena(PPI) por Banca de Heteroidentificação ou Banca de Verificação da Autodeclaração Indígena, além do procedimento de verificação por Comissão Multiprofissional de Verificação PcD (CMVPcD), para candidatos ocupantes de vagas de cotas PcD.

Calendário - Nos dias, horários e locais constantes no Anexo I do edital, os(as) candidatos(as) classificados(as) devem apresentar presencialmente seus documentos originais e cópias para conferência da equipe de habilitação. O resultado da análise documental será informado ao(à) candidato(a) imediatamente após a entrega e conferência dos documentos. O(A) candidato(a) faltoso(a) poderá interpor recurso de acordo com o edital.

A documentação obrigatória para cada candidato(a) varia conforme o grupo de vaga concorrido. Por isso é necessária a leitura atenta do edital. 

Autodeclaração - O procedimento de heteroidentificação acontecerá por meio da avaliação presencial nos dias e horários constantes no Anexo II do edital e considerará apenas os aspectos fenotípicos dos(as) candidatos(as) autodeclarados(as) negros (pretos e pardos), decidindo-se, em parecer único, e identificando o(a) candidato(a) como “pessoa negra” ou “pessoa não negra”.  O Anexo II estará disponível no endereço eletrônico ciac.ufpa.br até as 18h do dia 5 de julho de 2022.

Recursos - O(A) candidato(a) que tiver sua habilitação indeferida na fase de análise documental poderá interpor recurso e apresentar novos documentos no prazo de 48 horas contados a partir da data da assinatura da notificação do indeferimento.  O local para a entrega do recurso da banca de análise documental constará no documento de notificação do indeferimento que o(a) candidato(a) receberá após a análise. O resultado da avaliação do recurso será divulgado no resultado da homologação final da habilitação, em edital a ser publicado na página eletrônica ciac.ufpa.br.

Perda de vagas - Perderá o direito a vaga o(a) candidato(a) que deixar de apresentar qualquer dos documentos solicitados no edital ou que tiver seu recurso indeferido por qualquer uma das bancas recursais, seja documental, Banca de Heteroidentificação, Comissão de Verificação da Autodeclaração de Pessoa Indígena ou Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD. 

Serviço:

5ª Chamada do Processo Seletivo 2022

Data de preenchimento do COC: a partir das 9h do dia 5 de julho de 2022

Dias e horários para a entrega presencial de documentos: ANEXO I

Dias e horários para a Banca de Heteroindetificação : ANEXO II

Mais informações, no edital, disponível aqui

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página