Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário sobre educação e política recebe submissão de trabalhos até 15 de agosto
Início do conteúdo da página

Seminário sobre educação e política recebe submissão de trabalhos até 15 de agosto

  • Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 17h17

Portal 2022 2

O Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física da Universidade Federal do Pará (CAÊ/UFPA) iniciou o prazo para a submissão de trabalhos no “V Seminário Conversas com CAÊ''. O evento será realizado de maneira híbrida, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, sob o tema “Os desafios da formação política na Educação e Educação Física”, e pretende estabelecer debates acerca da necessidade de organizar uma nova ótica sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da educação política.

O evento contará com uma programação que envolve mesas de debates a respeito da formação política e estratégias de resistência, oficinas, exposições de trabalhos e apresentações artístico-culturais, com foco em um público formado por pesquisadores, professores, estudantes, membros de entidades sindicais e movimentos sociais que estejam interessados em discutir conexões entre política e educação e buscar formas de propor esses temas sob novas perspectivas de enfrentamento do conservadorismo, favorecendo o pensamento crítico e a resistência.

“É importante reunir diferentes experiências, propostas e reflexões teóricas que certamente potencializam os educadores e instituições no enfrentamento aos ideais reacionários que pretendem supor os espaços e tempos educacionais como neutros, o que implica transformá-los em instrumentais para a manutenção de status quo de dominação ideológica”, informa Carlos Nazarena, coordenador do CAÊ.

O seminário é aberto ao público geral e será realizado presencialmente, no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED), localizado próximo ao Portão 3 do Campus Guamá da UFPA, além de contar com transmissão on-line. Os interessados em participar devem se inscrever pelo formulário. A programação completa pode ser acessada na página do evento.

Submissão de Trabalhos - A 5° Edição do Seminário de Conversas com CAÊ recebe submissão de trabalhos até o dia 15 de agosto. Alunos e professores podem submeter um artigo estendido ou resumo por meio do fomulário, podendo desenvolver seus textos nas seguintes áreas temáticas: “Diversidade e Inclusão na Educação”, “Educação Física e Cotidiano Escolar”, Educação Física e Pensamentos Teóricos”, “Educação Política e Direito em Educação e Educação Física”, “Educação, Práticas Corporais e Novas Tecnologias” ou ainda “Formação de Professores e Trabalho Docente”.

CAÊ - O Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (Ppged/UFPA), que atua nas áreas de Educação e Educação Física, sob a coordenação do professor Carlos Nazareno. O grupo é integrado por estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Pedagogia, Educação Física e licenciaturas, professores da educação básica com pós em Educação ou Educação Física, além de professores do ensino superior da UFPA e de outras instituições que desenvolvem o mesmo tema em suas pesquisas.

Sua atuação é voltada para a educação escolar e não escolar, a epistemologia, a diversidade, as pesquisas sobre o corpo, as práticas corporais, também para os estudos políticos e culturais relacionados à Educação e Educação Física.

Serviço:

V Seminário de Conversas com CAÊ
Data: 4, 5 e 6 de outubro
Inscrições via formulário.
Submissões de trabalhos via formulário, disponível aqui.
Prazo: até 15 de agosto

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Arquivo Ascom

registrado em:
Fim do conteúdo da página