Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe Unidade Móvel do Hemopa em campanha para a conscientização de doadores de sangue e medula óssea
Início do conteúdo da página

UFPA recebe Unidade Móvel do Hemopa em campanha para a conscientização de doadores de sangue e medula óssea

  • Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 09h28

 Portal 2022 21

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Pará (Hemopa) vai retornar ao Campus Guamá da UFPA para a campanha de captação de novos doadores de sangue e medula óssea nos dias 27 e 28 de setembro de 2022. O objetivo da ação é sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores frequentes e terem entendimento sobre a responsabilidade social da doação, para atender às demandas hospitalares. A coleta será realizada na Unidade Móvel do Hemopa, que estará nas proximidades do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Para participar da ação, é preciso ter entre 16 e 69 anos ou, caso seja menor de idade, apresentar a autorização dos pais. Todos os doadores devem estar alimentados, pesar mais de 50 quilos, apresentar bom estado de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado por 10 dias e ter, em mãos, documento de identificação original com foto.

Não podem doar sangue aqueles que ingeriram bebida alcoólica durante as 12 horas que antecedem a coleta, quem teve hepatite A após os 10 anos de idade, quem foi submetido a exames de endoscopia nos últimos 6 meses e quem fez tatuagem ou piercing há menos de 1 ano. Outras condições devem ser analisadas individualmente durante a triagem.

Covid-19 - Pessoas que tiveram covid-19 podem doar sangue somente 10 dias após a recuperação total. No caso de assintomáticos que testaram positivo, a doação também deve ser realizada após 10 dias da data do teste. Já quem teve contato com pessoa que testou positivo para covid-19, porém não apresentou sintomas, a doação pode ser feita 7 dias após o último contato, e aqueles que tomaram a vacina contra a covid-19 podem doar 7 dias após a aplicação

Biblioteca Parceira - Estudantes da UFPA que participarem da campanha de doação terão como benefício a retirada de suspensão da Biblioteca Central, graças à Campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”. Para participar, é necessário se identificar com o código 263 ao realizar a doação no Hemopa.

Serviço:

Doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea.

Data: 27 e 28 de setembro de 2022.

Horário: das 8h às 16h.

Local: Unidade Móvel do Hemopa, que estará estacionada nas proximidades do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

 

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página