Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Evento promove debate sobre a compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental
Início do conteúdo da página

Evento promove debate sobre a compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 14h04

Portal 2022 23

Para além de saber identificar palavras, entender o que está sendo dito, a interação é fundamental no contato entre leitor e produção textual. Buscando debater esse tema, o Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) desenvolve o evento “A Compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental”, no dia 27 de setembro. A ação será realizada no auditório do Bloco B, às 18h, e tem como objetivo congregar discentes e professores para abordar a leitura como ponto de partida para a compreensão dos conceitos curriculares das áreas do conhecimento.

O evento foi pensado, principalmente, para professores da educação básica, estudantes do curso de Pedagogia e pesquisadores da área, a fim de desenvolver um referencial teórico-metodológico do papel da leitura na compreensão de textos e seus impactos nas interações verbais e escritas desses sujeitos.

As Regiões Norte-Nordeste apresentam as maiores taxas de crianças analfabetas entre seis e sete anos de idade. Esses dados vão contra o Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor e mostram uma piora no cenário da educação de crianças após a pandemia. “A Meta nº9 do atual PNE afirma que o Brasil pretende erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional até 2024. Entretanto o relatório de 2021 da Organização Não Governamental Todos Pela Educação afirma que, em 2019, eram 1,4 milhão de crianças entre 6 e 7 anos de idade que, de acordo com seus responsáveis, não sabiam ler e escrever. No ano passado, o número passou para 2,4 milhões, um aumento de 66,3% no número de crianças. Uma problemática nacional que precisa ser pensada urgentemente”, afirma a professora Selma Pena, coordenadora do Grupo de Pesquisa LEIAA/ICED

O evento traz Renilson Menegassi, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para o debate sobre compreensão leitora, mostrando a importância do desenvolvimento e compreensão da leitura como habilidade ativa nos anos iniciais da educação, desenvolvida a partir de diferentes gêneros textuais.

As inscrições podem ser realizadas via formulário até a hora do evento.

Serviço:

Evento A Compreensão Leitora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Data: 27 de setembro de 2022

Hora: 18h

Local: ICED, Auditório do Bloco B. Localizado no Campus Guamá da UFPA.

Inscrições via formulário.

 

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Arte: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página