Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Psicologia da UFPA comemora 50 anos de história em evento nesta sexta-feira, 24
Início do conteúdo da página

Curso de Psicologia da UFPA comemora 50 anos de história em evento nesta sexta-feira, 24

  • Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 17h10

50 anos Psicologia

No dia 24 de março de 2023, o curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) completa 50 anos de história. Este foi o primeiro curso da área da Psicologia a ser criado na região amazônica e também recebe o mérito como o primeiro da região a ofertar cursos de pós-graduação para a área. Para comemorar a data, será realizada uma solenidade aberta ao público, das 18h às 20h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, do Campus Guamá.

O curso de Psicologia da UFPA apresenta uma abordagem diferencial desde a sua criação, sendo regido pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas, atual Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), e inserido na área das Ciências Biológicas como no resto do país. Essa diferenciação foi uma iniciativa do Colegiado que participou da elaboração do projeto de concepção do curso, o qual optou por uma abordagem mais humanizada para que não fosse retratada somente a base clínica e individualista, mas um enfoque no coletivo, estudando também o sentido de adaptação do homem amazônico à sua região.

“Alcançar os 50 anos de história é um marco simbólico da tradição do curso e de sua relevância acadêmica, social e política na profissão, sendo um curso reconhecido por todo o país. Acreditamos que é um momento de parar para refletir sobre nossa história, honrar os que batalharam pela construção e solidificação do curso e celebrar junto aos que hoje estão presentes e fazem o futuro da profissão”, informa Aline Beckman, diretora adjunta do IFCH.

Em sintonia com a sociedade - Alterado em 1991, o modelo curricular do curso de Psicologia da UFPA foi atualizado para expandir a área de formação, incluindo a Psicologia Experimental, Clínica, Social, Comunitária, Psicologia do Trabalho, Organizacional e Escolar. Com essa mudança, três espaços foram criados na UFPA para promover a prática da profissão e a aplicação dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula, a saber: o Laboratório de Psicologia Experimental, a Clínica de Psicologia e o Núcleo de Assessoria Psicológica (NAP). Esses espaços ofereciam serviços de acolhimento psicológico para a comunidade geral, um retorno à sociedade do que é produzido dentro da universidade pública.

Com 506 discentes de graduação, 80 novos alunos todos os anos, sendo, pelo segundo ano seguido, o curso mais concorrido no Processo Seletivo da UFPA, Psicologia segue em constante atualização para se manter conectado às demandas sociais e aos avanços científicos das novas gerações. 

“Acredito que o curso apresenta a visibilidade e a concorrência que existem nos processos seletivos como reflexo de sua qualidade, mas também como reflexo das mudanças sociais que diminuem o estigma sobre a procura de ajuda no âmbito da saúde mental. Sua relevância é sinal do confronto de contextos das mudanças de dinâmicas sociais, que têm aumentado os índices de adoecimento em toda população”, reitera Aline Beckman.

Serviço:

Solenidade de Comemoração dos 50 Anos do Curso de Psicologia

Data: 24 de março de 2023

Hora: das 18h às 20h

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Guamá.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação IFCH/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página