Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Breves realiza II Congresso Amazônida Marajoara de Matemática
Início do conteúdo da página

Campus Breves realiza II Congresso Amazônida Marajoara de Matemática

  • Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 13h56

Campus de Breves Foto Alexandre de Moraes

Com o objetivo de fomentar a discussão relacionada ao ensino e à pesquisa no campo da Matemática e seu ensino, a Faculdade de Matemática da UFPA, Campus Breves, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados e a Universidade Federal do Amapá, realiza a segunda edição do Congresso Amazônida Marajoara de Matemática. O evento, que será realizado de 24 a 26 de agosto, é voltado para estudantes, professores e pesquisadores da área. As inscrições podem ser feitas on-line, até o dia 24 de agosto, e o prazo para submissão de trabalhos termina em 30 de junho.

Nos três dias, a programação do evento oferece um espaço de debate sobre os mais diversos temas relacionados à pesquisa e ao ensino da Matemática, em âmbito regional, nacional e internacional, além de lançamento de livros, atividades culturais e apresentação de trabalhos aprovados. De acordo com o professor Robson Ferreira, da Faculdade de Matemática UFPA do Campus Breves, o objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível, a fim de tornar a iniciativa uma referência na região Marajoara na área de Matemática e seu ensino.

“A ideia é que possamos integrar as pesquisas e experiências realizadas na região Marajoara com as pesquisas de âmbito nacional e internacional. Estamos localizados em uma região de difícil acesso à capital do estado, o que, como consequência, inviabiliza a participação dos estudantes e professores da região em alguns eventos da área, realizados em outras regiões do país. Por isso trouxemos uma programação diversa e atrativa, com a participação de renomados pesquisadores e professores de diferentes regiões do país”, explica Robson Ferreira.

Entre os nomes já confirmados, estão: Aguinaldo da Conceição Esquincalha, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz; Edvonete Souza de Alencar, professora da Universidade Federal da Grande Dourados; e Solance Hassan Ahmad Ali Fernandes , do Instituto Federal de São Paulo.

Submissão de trabalhos - O II CAMM é direcionado a pesquisadores, estudantes de graduação e professores da Educação Básica que estudam Matemática, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e áreas afins, e podem submeter trabalhos nas modalidades de artigo e/ou pôster. Na modalidade artigo, são aceitas as seguintes linhas de pesquisa: Comunicação Científica e Relato de Experiência. No formato pôster, é possível submeter trabalhos que abordam Educação, Educação em Ciências e Educação Matemática, Matemática Aplicada ou Matemática pura.

Os trabalhos podem ser submetidos por meio do site do evento até o dia 30 de junho. Para viabilizar a submissão de trabalhos de participantes de outras regiões do país ou fora dele, há duas opções para apresentação dos trabalhos submetidos: presencial ou on-line, sendo o formato pôster aceito, apenas, no modelo presencial.

Serviço:
II Congresso Amazônida Marajoara de Matemática
Data: 24, 25 e 26 de agosto
Local: UFPA Campus Universitário Marajó/Breves
Submissão de trabalhos: até 30 de junho, no site do evento.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página