Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Iniciado o prazo para inscrições no Bolsa Permanência do MEC (Indígenas e Quilombolas)
Início do conteúdo da página

Iniciado o prazo para inscrições no Bolsa Permanência do MEC (Indígenas e Quilombolas)

  • Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 13h53

BPM

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), informa que se encontram abertas as inscrições para o Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação (PBC/MEC), no período de 3 a 30 de junho de 2023. O Programa de Bolsa Permanência é uma ação do governo federal para a concessão de auxílio financeiro a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em instituições federais de ensino

O auxílio tem a finalidade de minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais e de contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação indígenas e quilombolas, matriculados e frequentes em cursos de graduação presenciais. O valor da Bolsa PBP é de R$ 1.400,00.

Podem participar discentes indígenas e quilombolas matriculados(as) em cursos de graduação da UFPA e não assistidos pelo Programa de Bolsa Permanência da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA. 

Como se inscrever - A inscrição é realizada em duas etapas. Primeiro, deve-se acessar o   Sistema de Gestão da Bolsa Permanência - SISBP do MEC, realizar o cadastro, preencher o questionário socioeconômico e enviar os documentos solicitados (Termo de Compromisso, Autodeclaração, Declaração de Pertencimento Étnico, Declaração de Pertencimento Étnico e Residência ou Declaração emitida pela Funai para discentes indígenas). 

A segunda etapa consiste em realizar a inscrição no Sistema Geral de Assistência de Sistema  Estudantil - Sigaest.  No ato da inscrição, o estudante deverá preencher todos os dados solicitados e anexar a documentação solicitada (Declaração de Pertencimento Étnico; Declaração de Pertencimento Étnico e Residência; Autodeclaração; Termo de Compromisso; Registro Geral do (a) discente; CPF do (a) discente; Atestado de Matrícula do período letivo vigente e Histórico Acadêmico atualizado). 

É obrigatória a inscrição nos dois sistemas, SISBP e Sigaest, e somente as inscrições realizadas nos dois sistemas serão consideradas. Acesse o tutorial para inscrição e os modelos de declaração.

Serviço:

Inscrição Bolsa Permanência MEC (Indígenas e Quilombolas)

Período: de 3 a 30 de junho de 2023.

Informações: (91) 32017346 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tutorial para inscrição

Modelos de declaração

Texto e arte: Assessoria Saest/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página