Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA se destaca entre as 400 universidades do mundo que mais contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Início do conteúdo da página

UFPA se destaca entre as 400 universidades do mundo que mais contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 14h45

The Impact 400 ODS

A UFPA está entre as cinco universidades brasileiras que mais contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo o  THE (Times Higher Education) Impact Rankings 2023.

Em 2023, a UFPA é a única instituição do Norte que participa desse ranking internacional. Ao todo, 47 instituições brasileiras foram ranqueadas este ano. Há quatro anos, a Universidade tem melhorado seu desempenho mesmo com a entrada de novas instituições a cada ano. Neste ano, foram avaliadas 1.591 universidades de 112 países, 185 universidades a mais que na edição 2022.

Mantendo-se na faixa das 400 instituições no mundo com melhor desempenho no ranking, a UFPA passou de 8ª para 5ª universidade brasileira de maior impacto, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

A metodologia do THE Impact Ranking considera dados quantitativos e qualitativos submetidos anualmente pelas universidades na base de dados do ranking, bem como artigos publicados sobre os ODS. Para pontuar em cada indicador, a instituição precisa apresentar evidências de que realiza ações consistentes relacionadas a cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Na UFPA, a organização e submissão das informações é realizada pelo Comitê de Métricas, Desempenho Acadêmico e Indicadores Interinstitucionais, presidido pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Yoshino.

“Sabemos das limitações de avaliação de rankings internacionais que mensuram a qualidade das instituições considerando parâmetros difíceis de serem alcançados por instituições de países em desenvolvimento. A UFPA tem ‘furado essa bolha’ nacional e internacional e alcançado posições entre as principais instituições no mundo que contribuem para o desenvolvimento sustentável”, avalia Cristina Yoshino.

A pró-reitora e presidente do Comitê também explica que, em 2023, a UFPA submeteu informações para 16 dos 17 ODS, seis a mais que em 2022. Os objetivos foram: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10 - Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS 14 - Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre; ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação dos ODS. Este último, obrigatório para avaliação de todas as universidades participantes. 

Para a classificação geral da UFPA, foram consideradas as avaliações nos três objetivos com melhor pontuação numérica: ODS 1, ODS 4 e ODS 8, além do ODS 17, que é mandatório. “Interessante notar que, entre as cinco melhores instituições brasileiras no ranking, apenas a UFPA pontua melhor no ODS de erradicação da pobreza, enquanto as universidades paulistas pontuam mais no ODS de indústria, inovação e infraestrutura e no ODS de saúde e bem-estar, áreas já bem consolidadas no histórico dessas instituições. Isso diz muito do perfil da nossa universidade com forte vínculo social”.

Desempenho por ODS – Os ODS em que a UFPA melhor se posicionou em 2023 foram o ODS  1, ocupando a 99ª posição mundial, e os ODS 2 e 14, nos quais, a UFPA ficou entre as 200 melhores  instituições. No ODS 1, são avaliadas ações direcionadas para pessoas em vulnerabilidade, admissão de estudantes de baixa renda e programas de assistência estudantil. No ODS 2, é considerada a atuação das instituições em pesquisas sobre a fome, na formação em sustentabilidade alimentar e no compromisso com o combate ao desperdício de alimentos e à fome no contexto local. Já no ODS 14, os indicadores avaliam o impacto de projetos para o bem-estar dos ecossistemas aquáticos, além de estudos e atividades educativas para preservação da vida na água.

O desempenho da UFPA em cada ODS pode ser visualizado na figura a seguir.

The Impact 400

A UFPA ainda pontuou na faixa das 300 melhores universidades do mundo, nos ODS 4, 7, 8 e 15. No caso do ODS 4, que aponta para a qualidade na educação, a UFPA melhorou sua posição em relação a 2022, quando ficou na faixa das 401-600 instituições. Já no ODS 5, a UFPA ficou entre as 400 melhores instituições. No ODS 11, a UFPA foi avaliada na faixa das 800 melhores universidades. Nos demais ODS, a UFPA alcançou a posição entre as 600 primeiras.

“Como uma grande universidade da Pan-Amazônia, é vocação da UFPA produzir conhecimento de ponta, formar profissionais e cidadãos comprometidos e colaborar com transformações socioambientais em diálogo com as populações que residem na Amazônia. O resultado do THE Impact Rankings 2023 é mais um reconhecimento internacional da excelência e do impacto social da Universidade Federal do Pará”, celebrou o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

Destaques internacionais – A 1ª posição geral no THE Impact Rankings 2023 foi novamente da Western Sydney University, da Austrália, seguida da Machester University, do Reino Unido; da Queen’s University, do Canadá; da Universiti Sains Malaysia; da Malásia; e da University of Tasmania, também da Austrália.

Sobre os ODS - Os ODS representam um apelo global à ação para a erradicação da pobreza, para a proteção do meio ambiente e do clima e para a garantia de que todas as pessoas, em todos os lugares, possam conviver em paz e com prosperidade. A participação continuada da UFPA neste ranking, e com destaque, revela o compromisso da instituição com a excelência acadêmica atrelada à inclusão social e à melhoria na qualidade de vida em nível regional, nacional e internacional.

Acesse aqui a base completa com os resultados do THE Impact Rankings 2023.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página