Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Instituições Federais de Ensino Superior do Pará entregam ao Ministério da Educação plano de expansão da educação superior no estado
Início do conteúdo da página

Instituições Federais de Ensino Superior do Pará entregam ao Ministério da Educação plano de expansão da educação superior no estado

  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 15h57

Reunião MEC

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Pará entregaram ao Ministério da Educação (MEC) um plano para a consolidação e expansão da educação superior no estado. A reunião com a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, ocorreu no último dia 23 de maio, em Brasília, com as participações do reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, do deputado federal Airton Faleiro, e dos dirigentes das demais IFES paraenses.

No documento, as universidades federais do Pará (UFPA), do Oeste do Pará (Ufopa), do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) apresentam pontos fundamentais para a consolidação dessas instituições e expansão da oferta de ensino superior no estado. 

Como questões emergenciais que precisam de investimento, são destacados a disponibilização de vagas para docentes e servidoras(es) técnico-administrativas(os); a construção ou recuperação de salas de aula, laboratórios, instalações administrativas; a construção ou recuperação de equipamentos esportivos; a construção de restaurantes universitários; a urbanização ou recuperação dos campi e a aquisição de equipamentos de informática para setores acadêmicos e administrativos, equipamentos e insumos para laboratórios, material bibliográfico e infraestrutura de tecnologia da informação.

Reunião MEC1No que se refere à expansão, é indicada a necessidade de criação de novos cursos, campi e universidades. No caso da UFPA, a proposta inclui o investimento na consolidação dos atuais campi e a criação de quatro novas universidades por meio do desmembramento de alguns de seus campi, a exemplo do que ocorreu quando das fundações da Ufopa e da Unifesspa. As novas instituições seriam a Universidade Federal do Nordeste Paraense (UFNEPA), por desmembramento dos Campi de Bragança, Capanema e Salinópolis; a Universidade Federal do Xingu, a partir do Campus de Altamira; a Universidade Federal da Amazônia Tocantina, por desmembramento dos Campi de Cametá e Abaetetuba; e a Universidade Federal do Marajó, a partir dos Campi de Breves e Soure.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, apresentou o documento à secretária de Educação Superior, reforçando a importância das instituições para o desenvolvimento do estado e da região amazônica de forma mais ampla. “Neste momento em que o governo federal novamente se dispõe a dialogar com as universidades, é fundamental que reconheça nossas demandas emergenciais e históricas para que contemos com os investimentos necessários à consolidação das nossas instituições e à expansão do ensino superior, de modo que mais jovens tenham acesso a oportunidades de formação e atuação profissional. Sabemos, também, dos desafios de fazer ciência na Amazônia, mas contamos com a dedicação das nossas comunidades acadêmicas para avançar na produção de conhecimentos que resultem em melhores condições de vida para a população da região. Para isso, precisamos de apoio governamental”, avalia o reitor.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Assessoria de Comunicação do Deputado Airton Faleiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página