Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum integrado reúne dirigentes das unidades acadêmicas de Belém e de todos os campi da UFPA
Início do conteúdo da página

Fórum integrado reúne dirigentes das unidades acadêmicas de Belém e de todos os campi da UFPA

  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 16h56

26.05.2023 Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes

Pela primeira vez, dirigentes dos institutos, núcleos e campi da UFPA realizaram um fórum integrado para discutir pautas institucionais consideradas fundamentais para a gestão universitária. O encontro aconteceu de 24 a 26 de maio, no auditório da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento da UFPA (Capacit), no Campus Guamá, em Belém.

Inspirado no formato do Fórum dos Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA, a reunião foi estruturada em painéis temáticos, com a participação de representantes de órgãos de gestão da UFPA, visando à apresentação de demandas pelos dirigentes e à proposição de encaminhamentos para a melhoria de áreas estratégicas da Universidade, como o ensino, a pesquisa e a extensão.

24.05.2023 Abertura do Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes 23Na mesa de abertura do fórum, estiveram presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; o presidente do Fórum de Dirigentes das Unidades Acadêmicas da UFPA em Belém, Marcos Monteiro Diniz; e a presidenta do Fórum dos Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA, Rosa Helena Oliveira. O professor Marcos Diniz e a professora Rosa Helena deram as boas-vindas aos participantes e destacaram o ineditismo e a importância do encontro para tratar questões estruturantes da UFPA.

O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva registrou a experiência valiosa dos fóruns dos campi como espaço de gestão universitária para o levantamento de demandas, discussão de caminhos possíveis e encaminhamento de ações conjuntas. O reitor Emmanuel Tourinho, por sua vez, parabenizou a realização do fórum de maneira integrada entre as unidades de Belém e dos campi da UFPA e manifestou a expectativa positiva de um novo tempo de gestão das universidades federais, com mais investimentos e diálogo com o governo federal.

24.05.2023 Abertura do Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes 45Na continuidade da programação, o reitor conversou com os dirigentes sobre o modelo de universidade que a UFPA quer e pode ser em seu projeto de futuro. Refletiu sobre as mudanças no processo de formação de profissionais e cidadãos pelas Instituições de Ensino Superior e indicou questões a serem levadas em conta no planejamento atual: “As universidades não têm mais o monopólio do conhecimento e há novas competências a serem promovidas nos projetos de ensino, de modo a preparar profissionais para lidar com os desafios atuais e futuros das sociedades. Precisamos construir um outro ambiente de formação, interdisciplinar e conectado com a nossa realidade social, e com as agendas globais. Nossos discentes precisam conhecer várias visões de mundo e desenvolver uma capacidade diferenciada para compreender e agir neste novo mundo”.

Emmanuel Tourinho também convocou os dirigentes a mobilizarem as lideranças e associações científicas de suas áreas, assim como parlamentares de todos os partidos, para demandar o financiamento da pesquisa na Amazônia. Informou que tem participado de frentes de diálogo no Ministério da Educação para expandir a oferta de ensino superior na região, com a criação de novas universidades. Reforçou que a UFPA será a sede da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em julho de 2024, uma grande oportunidade para sensibilizar a comunidade científica nacional e internacional para a importância das universidades na Amazônia, além de estabelecer interlocuções e parcerias.

24.05.2023 Abertura do Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes 70Ainda no primeiro dia, a diretora da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA (Ascom), Suzana Lopes, apresentou o painel “Importância da Comunicação Institucional Integrada: Objetivos e Resultados”, no qual compartilhou informações sobre a estrutura e o funcionamento da rotina da Ascom, assim como os principais resultados dos canais oficiais de comunicação da Instituição. Os presentes discutiram como melhorar as trocas de informações internas e visibilizar, de forma multicampi, as atividades da Universidade.

O segundo dia do fórum teve, como principal pauta, o ensino de graduação, com o painel “Qualidade do ensino e da aprendizagem; Flexibilização Curricular; Políticas de formação continuada docente; Avaliação do ensino; Feira do Vestibular; Feira do estágio”. Participaram das exposições e dos debates a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Verbicaro, e a equipe de diretores da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg): a diretora de Apoio a Docentes e Discentes, Joelma Morbach; a diretora de Desenvolvimento do Ensino, Selma Leite; o diretor de Inovação e Qualidade do Ensino, Maurício Borges; e o diretor de Mobilidade e Gestão de Programas, Luiz Alberto Rocha.

24.05.2023 Abertura do Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes 11Com mais de 150 cursos de graduação, um dos desafios que permeiam a gestão do ensino, hoje, na universidade é atualização dos projetos pedagógicos dos cursos, de modo a alinhar a formação acadêmica e profissional ao perfil dos desafios do mercado de trabalho e das demandas sociais. Nessa perspectiva, desde 2018, a UFPA aprovou uma resolução que faculta aos cursos direcionar 10% a 30% de sua carga horária total a disciplinas e atividades curriculares escolhidas pelos próprios alunos ofertadas em qualquer área ou campus. Mais recentemente, em 2022, também foi aprovada uma resolução que determina que pelo menos 10% da carga horária dos cursos deve ser direcionada a atividades de extensão, em conformidade com as legislações nacionais de extensão universitária. Apesar das normativas internas e nacionais, ainda são desafiadoras as discussões sobre os currículos nos cursos e há muitas resistências às mudanças.

Ainda no âmbito do ensino de graduação, foram discutidos programas de incentivo a projetos de ensino, melhoria da infraestrutura de laboratórios de ensino na universidade, oportunidades de estágios e mobilidades acadêmicas.

26.05.2023 Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes 1De forma complementar, também ocorreu o Painel “Inserção curricular da extensão”, com as participações do professor Carlos Maciel, diretor de Programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); e da coordenadora de Acompanhamento Curricular da Proeg, Roseane Fernandes. Na ocasião, foi apresentada uma proposta de configuração de componentes curriculares por meio dos quais os cursos poderão atualizar a previsão da extensão em seus projetos pedagógicos.

O diretor do Centro de Processos Seletivos (CEPS), Doriedson Rodrigues, apresentou ainda a estrutura de trabalho para a realização dos concursos e vestibulares da UFPA. Apontou também que o CEPS possui bases com dados de perfil de candidatos, demanda e oferta de vagas que podem ser utilizados para gestão das unidades acadêmicas e tomadas de decisão quanto a estratégias a serem desenvolvidas com o público de jovens que ainda não ingressou na universidade.

26.05.2023 Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes 20A manhã do terceiro e último dia do evento iniciou com o Painel “Avaliação dos PPGs, Novas APCNs”, com a exposição da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio. A professora apresentou um balanço dos resultados da UFPA na última Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na qual a Pós-Graduação da UFPA teve o melhor desempenho de sua história, com o aumento da nota de 57 cursos de 37 programas.

A pró-reitora ainda apresentou o Programa de Expansão da Pós-Graduação (PEX-PG) que incentivará a oferta de turmas fora de sede pelos programas da UFPA, a partir de diálogo prévio de demandas entre o campus que sediará a turma e o PPG que ficará responsável pela oferta. Algumas experiências já têm sido feitas nessa direção e a ideia com o programa é oferecer mais condições financeiras e estrutura para que os programas expandam as turmas para outros campi

26.05.2023 Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes 27No que se refere à internacionalização, a diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), Maria Amélia Enríquez, mostrou um mapa dos convênios internacionais vigentes na UFPA, além de dados e informações sobre mobilidades in e out de estudantes e pesquisadores.

No painel seguinte, “Inserção de indígenas e quilombolas, dificuldades de acesso às políticas de assistência estudantil”, as equipes da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (Adis) e da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) conversaram com os dirigentes sobre a importância do acolhimento e da integração estudantil, assim como o enfrentamento ao assédio e à discriminação dentro e fora dos ambientes institucionais. A professora Isabel Cabral, da Adis, também abordou os desafios do processo de heteroidentificação no momento da habilitação ao vínculo institucional dos estudantes ingressantes na Universidade. A professora Daniele Dorotéia, coordenadora de Integração Estudantil da Saest, reforçou ainda a necessidade de atenção à saúde mental da comunidade universitária, em especial dos estudantes. 

26.05.2023 Fórum de Dirigentes Foto Alexandre de Moraes 101No último turno do evento, ainda foram realizados dois painéis envolvendo os dirigentes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

No encerramento do fórum, os dirigentes fizeram um balanço positivo das discussões e previram a realização de novo encontro integrado no início de 2024. Em novembro de 2023, também está prevista a realização do Fórum dos Coordenadores e das Coordenadoras dos Campi da UFPA, a ser sediado pelo Campus de Cametá.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página