Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Antropologia apresenta pesquisas sobre a Arte Rupestre na Amazônia
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Antropologia apresenta pesquisas sobre a Arte Rupestre na Amazônia

  • Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2023, 10h00

Caminhos da Arqueologia

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia vai promover, nos dias 13 e 14 de junho, o VIII Caminhos da Arqueologia na UFPA: desvendando a Arte Rupestre na Amazônia. A programação ocorrerá no formato presencial e será realizada no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. As inscrições podem ser feitas on-line até hoje e depois somente no local do evento. 

O “Caminhos da Arqueologia na UFPA” é realizado desde 2012 e tem como objetivo promover o conhecimento das pesquisas elaboradas na área de arqueologia desenvolvidas na Universidade Federal do Pará e presentes na   Pós-Graduação em Antropologia (PPGA). Nessa oitava edição, o encontro terá a participação de três pesquisadores convidados: a arqueóloga Edithe Pereira do Museu Emílio Goeldi; Claide de Paula Moraes da  Universidade Federal do Oeste do Pará; e Maria Conceição Soares Meneses Lage da Universidade Federal do Piauí.

De acordo com a professora Marcela Andrade, docente do PPGA e membro da  Comissão organizadora,  o evento tem caráter extensionista e o público alvo é o discente oriundo de  diferentes cursos de graduação como ciências sociais, museologia, artes, conservação e restauro, turismo, dentre outros. “Consideramos importante também a participação ampla da sociedade e de discentes de outros programas de pós da UFPA e do Museu Paraense Emilio Goeldi” enfatiza. 

O encontro terá apresentação de trabalhos orais, de pôsteres e de oficinas  com temas de pesquisas científicas referentes aos sítios de arte rupestre na Amazônia.

Abertura - Na manhã do dia 13 de junho, a conferência de abertura “Um panorama da arte rupestre da Amazônia” será ministrada pela arqueóloga Edithe Pereira. No mesmo dia , à tarde, ocorrerão mais duas palestras :   “Ocupação Antiga na Amazônia: Caverna da Pedra Pintada – Monte Alegre, com a professora Claide de Paula Moraes (UFOPA); e  “Conservação do sítio arqueológico Caverna da Pedra Pintada” ministrada pela professora Marcela Nogueira de Andrade (UFPA). Já a  Conferência de Encerramento  “A conservação de sítios de Arte Rupestre na Amazônia” terá como palestrante a professora Maria Conceição Soares Meneses Lage, da Universidade Federal do Piauí. 

Todas as informações sobre VIII Caminhos da Arqueologia na UFPA: desvendando a Arte Rupestre na Amazônia podem ser vistas no site do evento.

Texto: Assessoria IFCH/UFPA
Foto: Marcela Andrade

registrado em:
Fim do conteúdo da página