Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Universitário do Tocantins receberá visitas de professores da Universidade de Cabo Verde
Início do conteúdo da página

Campus Universitário do Tocantins receberá visitas de professores da Universidade de Cabo Verde

  • Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 17h56

img cuntins entrada principal

Em virtude de uma parceria entre o Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o CUNTINS começará a receber visitas de professores estrangeiros. O coordenador do Mestrado de Integração Regional Africana (MIRA), professor Odair Varela, será o primeiro a conhecer o campus, entre 26 e 30 de novembro. Logo depois, será a vez da diretora da Cátedra Amilcar Cabral da Uni-CV, professora Eurídice Monteiro, entre 7 e 9 de dezembro. Como parte do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), as visitas incluirão palestras, aulas e atividades com a comunidade acadêmica.

Programação - Para facilitar a aclimatação, o professor cabo-verdiano chegará no domingo, 26, um dia antes de iniciar o roteiro da visita. A programação começará às 9h, com a ministração de uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). No dia 28, além da aula, o professor também se reunirá com participantes do PPGEDUC e demais membros da comunidade acadêmica do CUNTINS. Na quarta-feira, ocorrerá a roda de conversa “Racialismos e Africanidades: um diálogo Brasil-Cabo Verde”, e o exame de qualificação no PPGEDUC. No último dia, o professor continuará com a disciplina do PPGEDUC e visitará Comunidades Ribeirinhas de Cametá.

Após a primeira visita, em dezembro chegará a diretora da Cátedra Amilcar Cabral da Universidade de Cabo Verde, professora Eurídice Monteiro. A diretora estará presente para solidificar a construção de um projeto de Cooperação Internacional. Assim como foi realizado pelo professor Odair, a visita de Eurídece também incluíra a ministração de disciplina no PPGEDUC. Além disso, a programação será composta por uma reunião com professores e coordenadores do Campus e do PPGEDUC. No dia 7, será realizada a roda de conversa “Educação Superior e Cooperação Sul-Sul” e, no dia 09, a diretora da Cátedra Amilcar Cabral volta para Cabo Verde. Leia a programação completa aqui.

Importância - A visita é importante para fortalecer e qualificar a parceria entre a UFPA e a Uni-CV, além disso, melhora a graduação e a pós-graduação no interior da Amazônia. Dessa forma, com a fortificação do PPGEDUC, ocorrerá um desenvolvimento loco-regional na qualidade para a Capes. Nas duas visitas, além do PPGEDUC e CUNTINS, articulam-se ações também dos dois pesquisadores estrangeiros com o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), ligado ao Núcleo de Educação Básica da UFPA (NEB), com o apoio da Casa Brasil-África.

Antecedentes - Com parcerias crescentes desde 2009, a cooperação entre as universidades foi firmada com o objetivo de melhorar a internacionalização e o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu da UFPA. Além da visita, essa parceria resultou no PACI, na construção de Mestrado em Segurança Pública e em lançamentos conjuntos de livros.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Portal Campus do Tocantins/Cametá

registrado em:
Fim do conteúdo da página