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Inscrições abertas para o Programa Permanência 2018

  • Publicado: Sábado, 24 de Fevereiro de 2018, 13h39
  • Acessos: 1250

cartaz permanecia face2017.ascon

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), publica edital 02/2018, nesta segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018, referente ao processo seletivo do Programa Permanência (modalidades Permanência e Moradia) destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para este ano de 2018, estão sendo ofertados duas modalidades de Auxílios, 1.570 Auxílios Permanência e 350 Auxílios Moradia. Do total de auxílios, 40% são destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial.

Quem participa -Os auxílios são destinados a discentes da instituição que cursam, prioritariamente, a primeira graduação na modalidade extensiva (regular) e não possuam condições financeiras de arcar com custeio integral ou parcial com: moradia, alimentação, transporte e material didático. A vigência dos auxílios tem validade de 12 (doze) meses.

Inscrições – As inscrições ocorrerão no período de: 8h do dia 26 de fevereiro até às 17hh do dia 28 de março de 2018. Para finalizar a inscrição o aluno deve preencher os dados solicitados durante a inscrição e enviar os documentos solicitados no edital.

Como se inscrever- Para participar, o estudante terá que acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEst) e se inscrever no “Programa Permanência 2018. Os candidatos têm a opção de solicitar somente a modalidade Permanência, somente a modalidade Moradia ou ambas as modalidades conjuntas. Em seguida, deve realizar o preenchimento completo dos Questionários Socioeconômico e Pedagógico referente ao auxílio solicitado. Para os calouros que ainda não possuem matrícula no SIGAA, poderão se inscrever com o número de CPF inserido no SiGAEst.

Como enviar os documentos-  Os discentes matriculados nos campi de Belém e Ananindeua devem enviar os documentos exigidos pelo edital, exclusivamente, por meio do SiGAEst, em arquivo de imagem (no formato JPG e tamanho máximo de 500 Kbytes). Os discentes dos demais campi (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí) podem enviar a documentação por meio do SiGAEst ou pessoalmente na Coordenação de Extensão do campus de origem ou Núcleo de Assistência Estudantil (NAEst). Em caso  de o candidato encaminhar sua documentação por meio das duas opções (on-line e presencial), para efeito de análise, será considerada somente os documentos inseridos de forma on-line no  SiGAEst.

 Novidades do Permanência 2018 - Para a edição deste ano de 2018, foram incluídos critérios novos para a análise do perfil do candidato. Serão levados em consideração a renda familiar per capita (RFPC); a forma de ingresso (FI); a situação de moradia do discente (SM) e se a família possui Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e/ou beneficiários de programas sociais (BPS).  Todo os candidatos devem ficar atentos à documentação exigida pelo atual edital de seleção do Programa Permanência.

Atenção - A SAEst incluiu novamente no Edital do Programa Permanência 2018, a modalidade Auxílio Moradia. Até o ano de 2017 esta modalidade esteve vinculada ao Programa Casa de Estudantes Universitários (PROCEUS). Assim, a SAEst alerta a todos os discentes que atualmente recebem Auxílio Moradia e têm interesse em renová-lo, que devem solicitar essa renovação por meio deste Edital, ou seja, do Programa Permanência 2018.

Para evitar sobrecarga no SiGAEst, a SAEst orienta que os discentes não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias, informando que não se responsabilizará por falha de conexão da internet que impossibilite o cumprimento das etapas do processo seletivo.

Leia aqui o edital

Serviço:
Programa Permanência 2018 – Modalidades Permanência e/ou Moradia
Inscrição: 26 fevereiro a 28 de março de 2018
Contato: (91) 3201-7346
Acesse o site da SAEst.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação SAEst

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