Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Uso de tecnologias no ensino de Línguas Estrangeiras é tema de conferência de professor mexicano
Início do conteúdo da página

Uso de tecnologias no ensino de Línguas Estrangeiras é tema de conferência de professor mexicano

  • Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 15h34

Uso de tecnologias ensino de Línguas Estrangeiras1

Discutir sobre o uso das tecnologias na educação, apresentando aplicações, perspectivas, tendências e desafios foi o objetivo da conferência “O ensino de Línguas Estrangeiras na América Latina: boas práticas no uso de tecnologias”, proferida pelo professor mexicano José Luis Ramirez Romero, da Universidade de Sonora (UNISON). O evento ocorreu no dia 14 de setembro, no auditório do prédio de pós-graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA e faz parte da programação da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, ação conjunta da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

O professor José Ramirez atua na formação de professores e no ensino de Línguas Estrangeiras (Língua Inglesa), desenvolvendo pesquisas sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino aprendizagem. Em sua conferência, abordou as tendências e as perspectivas das tecnologias no contexto educacional.

Segundo o pesquisador, as tecnologias, de maneira geral, estão mudando as formas de ensinar e aprender de acordo com os diversos recursos disponíveis. Novas máquinas, smartphones, aplicativos e softwares têm possibilitado que o processo de ensino-aprendizagem se torne cada vez mais colaborativo, dinâmico e gratuito. Os alunos possuem uma oferta mais ampla de possibilidades de aprender, por exemplo, por meio de redes sociais, como Youtube e Facebook.

Outro ponto destacado pelo pesquisador é que a aprendizagem mediada pelas novas tecnologias torna-se cada vez mais digital e síncrona, favorecendo principalmente o modelo de educação a distância, que tem crescido cerca de 40% a 60% anualmente, de acordo com o conferencista. Esses recursos também têm contribuído para o desenvolvimento de maior autonomia dos alunos.

Tecnologias no ensino de Línguas Estrangeiras - No contexto do ensino em Línguas Estrangeiras, o professor compartilhou boas práticas e aplicações vivenciadas na Universidade de Sonora, além de aplicativos e softwares que podem potencializar a aprendizagem, principalmente em relação à compreensão oral e escrita. Desses recursos, destacam-se o Flipgrid e English Listening. Por meio de plataformas como Little Bird Tale, os estudantes também podem criar livros, histórias e poesias.

Outros aplicativos citados, como Socrative e Kahoot!, possibilitam a elaboração de quizzes de perguntas e respostas, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo aos alunos. Existe hoje, também, a possibilidade de utilizar plataformas, a exemplo do ClassDojo, para promover e/ou manter a comunicação com alunos e seus responsáveis.

Desafios e problemas - Apesar de ser otimista e defender as potencialidades do uso das tecnologias em contextos educacionais, o professor José Ramirez destacou, durante a conferência, alguns desafios relacionados aos seus usos, pensando no cenário dos países latino-americanos. Um dos aspectos é a deficiência ainda na qualificação de professores. Para ele, “não adianta inserir o computador na sala de aula se não há treinamento adequado, preparo e incentivo para que os educadores os utilizem como ferramenta de ensino”, explicou. O professor ressaltou que são escassos os projetos ou as políticas públicas que tenham como proposta incorporar as tecnologias na educação e ainda há pouco incentivo à pesquisa nessa área.

Foto 2 Jornada Internacional Professor Mexicano 373x212Ao final da conferência, professores e alunos presentes compartilharam também suas experiências com o uso de tecnologias em sala de aula e promoveram discussões sobre formas de engajar os alunos no aprendizado. A professora de Espanhol Layane Aviz relatou que costuma utilizar aplicativos como o Kahoot! para estimular a participação dos alunos. As tecnologias também são trabalhadas por ela para fazer com que os alunos compartilhem conhecimento com os colegas. “A cada semana, eu peço para um aluno diferente pesquisar nas redes uma notícia ou um artigo interessante, em espanhol, e levar para a sala de aula para discutirmos com a turma”, explicou.

Foto 3 Jornada Internacional Professor Mexicano 373x212A conferência do professor José Ramirez foi uma das atividades do pesquisador na UFPA. Ele também participou da programação do VII Congresso Latino-Americano de Professores de Línguas (CLAFPL), que ocorreu no período de 11 a 13 de setembro de 2018, sob a coordenação da Professora Walkyria Magno e Silva, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. A conferência foi realizada também com a parceria do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) e do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA.

Texto e fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página