Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Nutrição da UFPA oferece educação alimentar para portadores de diabetes
Início do conteúdo da página

Faculdade de Nutrição da UFPA oferece educação alimentar para portadores de diabetes

  • Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 17h58

Projeto Educação Alimentar

A Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) possui o Projeto “Educação Alimentar e Nutricional para Pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 1”. O programa, contemplado pelo Edital Navega Saberes 2018, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, tem como objetivo promover educação alimentar e nutricional para crianças, adolescentes e adultos portadores de Diabetes Mellitus tipo 1, auxiliando na adesão à dieta e na prevenção de complicações metabólicas.

O projeto possui oficinas de educação alimentar e nutricional, e culinária para crianças e adolescentes, além de capacitação de profissionais e estudantes de Nutrição em contagem de carboidratos e gibis educativos sobre alimentação saudável para crianças portadoras da doença.

Projeto Educação Alimentar 3Segundo a professora Daniela Gomes, coordenadora do projeto, a educação dos pacientes sobre o tratamento é fundamental, pois a Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença crônica, que predispõe o paciente a diversas complicações decorrentes da hiperglicemia e da hipoglicemia.

“A dieta é um dos aspectos mais desafiadores de todo o tratamento, pois, além de algumas substituições necessárias, há muitos mitos e tabus alimentares envolvidos que podem prejudicar a adesão do paciente ao tratamento nutricional”, explica Daniela Gomes.

Atualmente, o projeto está trabalhando apenas pacientes com Diabetes do tipo 1. A expectativa é que, a partir de agosto de 2019, o projeto possa ampliar o atendimento e realizar ações também para pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2.

Projeto Educação Alimentar 1Como funciona - Os pacientes são captados, de forma contínua, por meio de divulgação do projeto em redes sociais e na sala de espera do ambulatório de endocrinologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). As oficinas são agendadas de acordo com a disponibilidade dos pacientes e da equipe.

Também são divulgados textos educativos no Instagram e no Facebook do projeto. Interessados em participar podem entrar em contato por meio das redes sociais, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (91) 98155-0828 (Aline) para realizar agendamento. Os atendimentos são feitos às terças, das 14h às 17h, e às sextas, das 8h30 às 12h.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página