Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA aprova editais de seleção para povos tradicionais da Amazônia
Início do conteúdo da página

UFPA aprova editais de seleção para povos tradicionais da Amazônia

  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 15h53

Povos tradicionais

Uma nova chance para quem quiser ingressar na Universidade Federal do Pará (UFPA) ainda em 2019. Mas ela é apenas para quem é indígena, quilombola ou integrante de comunidades e povos tradicionais. Nesta quarta-feira, 17, a Universidade aprovou os editais de dois processos seletivos e as inscrições já começam nesta semana.

De 19 de abril até 3 de maio, a UFPA inscreve para o segundo processo seletivo especial de 2019 (PSE 2019-2). O concurso oferta 45 vagas para o curso especial de Etnodesenvolvimento da UFPA. Para se candidatar a essa graduação sediada em Altamira, no sudoeste do Pará, é preciso comprovar ser integrante de povos indígenas e populações tradicionais.

O certame possui três etapas. A primeira é eliminatória e analisa os documentos apresentados pelos candidatos. Os que tiverem aprovação documental farão uma prova de redação no dia 2 de junho. Candidatos aprovados na redação passarão por entrevistas individuais entre os dias 17 e 18 do mesmo mês.

O segundo edital aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o de Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas (Mobaf). Ele permite que alunos aprovados em Processos Especiais para Indígenas e Quilombolas possam “trocar de curso”.

As inscrições para essa seleção ocorrem de 23 de abril até 6 de maio. São 242 vagas em 75 cursos ofertados. Para parte das vagas, o ingresso é já no dia 21 de agosto deste ano, mas a maioria dos aprovados no certame deve começar a estudar apenas em março de 2020, com as novas turmas de calouros.

Todas as inscrições são gratuitas e feitas on-line no site de Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa, esses processos seletivos “são ações para incentivar a entrada, a participação e a permanência de estudantes indígenas, quilombolas e integrantes de populações tradicionais na Universidade, o que torna mais plural a própria UFPA.”

Serviço:
>> Inscrições para o PSE 2019-2
45 vagas para o curso de Etnodesenvolvimento em Altamira
Inscrições de 19/04 a 03/05

>> Mobaf 2019
Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas da UFPA
152 vagas em 75 cursos
Inscrições de 23/04 a 06/05

Informações e inscrições no site do CEPS

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução/Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página