Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professor do Reino Unido fala sobre tendências de urbanização que afetam povos indígenas
Início do conteúdo da página

Professor do Reino Unido fala sobre tendências de urbanização que afetam povos indígenas

  • Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 14h22

banner Phillip Horn

No dia 19 de setembro, às 16h, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá receber o Workshop internacional “Contested Territories and Indigenous Urbanisation: Lessons from Bolivia and Ecuador”, no auditório do Instituto de Tecnologia do ITEC, com a presença do professor Philipp Horn, da Universidade de Sheffield, do Reino Unido. A conferência é aberta ao público, sem a necessidade de inscrições, e será ministrada em espanhol.

A palestra é dedicada às tendências de urbanização que afetam povos indígenas na América Latina. Os diferentes estágios de urbanização indígena serão ilustrados por meio dos casos da Bolívia e do Equador, onde povos indígenas habitam territórios diversos e são afetados por padrões de colonização, exploração, desterritorialização e desapropriação.  Neste contexto, os povos indígenas são ativamente envolvidos em resistências à desterritorialização, desafiando padrões desiguais de desenvolvimento urbano, e buscando alternativas de desenvolvimento endógeno, como o Sumak Kawasay (Bem Viver), decolonialidade, e direito à cidade.

"Vivemos em um mundo que se urbaniza, e povos indígenas não são uma exceção a essa tendência. Logo precisamos deixar de olhar para os povos indígenas apenas como guardiões das florestas, e, em vez disso, passar a oferecer uma perspectiva urbana dos direitos indígenas, incluindo-os no planejamento", explica o professor Philipp Horn.

Neste contexto, o workshop também irá explorar as lutas dos movimentos sociais e examinar criticamente as tentativas das autoridades e dos governos, locais e nacionais, de integração dessas novas abordagens às políticas públicas e práticas de gestão. O debate oferecerá um marco teórico, metodológico, e fundamentos práticos para a análise de como seria possível conduzir planejamento urbano sensível às necessidades de indígenas na América Latina e em outros lugares onde exista essa coexistência de culturas. O foco nos povos indígenas reflete a realidade da Bolívia e do Equador, mas pode servir de guia para a luta de todos os segmentos étnicos que, no Brasil, são vistos como tradicionais e permanecem invisíveis nas cidades.

Sobre o Palestrante - O doutor Philipp Horn é cientista político, com mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Planejamento Urbanos, obtidos com distinção na University of Manchester. Atualmente é professor de Estudos Urbanos e Planejamento Urbano (Urban Studies and Planning) na University of Sheffield. Seus interesses de pesquisa abrangem planejamento e desenvolvimento urbano no Sul Global, com foco regional na América do Sul. Dentro dessa agenda de pesquisa, seus projetos focam as interpelações entre indigeneidade urbana e planejamento participativo e orientado pelos cidadãos.

Cooperação Internacional – A programação integra a agenda de atividades da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), por meio do Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI).

O programa tem como objetivo incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação da UFPA e de outras instituições do Brasil e do exterior. O PACI oferece recursos para a realização de reuniões com Grupos de Pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa.

Serviço:
WorkshopContested Territories and Indigenous Urbanisation: Lessons from Bolivia and Ecuador
Data: 19 de setembro de 2019
Horário: às 16h
Local: ITEC – Próximo ao prédio da Universitec.

Texto e Arte: Prointer

registrado em:
Fim do conteúdo da página