Página inicial > Editais e Bolsas > Editais Ensino/Pesquisa/Extensão > Bolsa de Pesquisa e Iniciação Científica – PIBIC/CNPq 2017-2018

Bolsa de Pesquisa e Iniciação Científica – PIBIC/CNPq 2017-2018

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2017, 11h39 | Acessos: 1996

Esta chamada é destinada à seleção de dois estudantes para atuar no Grupo de Estudos sobre a Diversidade da Agricultura Familiar (GEDAF) em dois projetos de pesquisa, são eles:

1. “Os impasses socioambientais da expansão da dendeicultura na agricultura familiar: o papel dos agentes mediadores”
  2. “Estudo dos processos de “inovação” agroecológica: diversidade de saberes e conhecimentos técnicos locais”

Critérios para a candidatura:

- As vagas são restritas somente para estudantes de graduação vinculados a cursos da Universidade Federal do Pará, Campus Belém ou Abaetetuba;

- O (a) candidato (a) deve ter disponibilidade e motivação para realizar pesquisa de campo em comunidades rurais nos municípios do Baixo Tocantins, em interação com os camponeses;

- É desejável que o (a) discente tenha interesse em desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir da iniciação científica, no âmbito do Grupo de Pesquisa;

- Ser assíduo, responsável, interessado em redigir trabalhos para eventos científicos e participar ativamente nas atividades acadêmico-científicas do Grupo de Pesquisa.

- Será dada preferência para os discentes interessados na área de Humanidades, em particular nas abordagens e metodologias das ciências sociais.

DADOS SOBRE O PROJETO E A BOLSA:

Início das atividades: 08/2017.

Vigência: agosto de 2017 a julho de 2018 - 12 meses.

Valor da bolsa R$ 400,00.

Ajuda de custo: o GEDAF apoia a pesquisa de campo do discente (passagens rodoviárias e fluviais, hospedagem nas comunidades rurais e alimentação) na forma de ajuda de custo.

Coordenação: Prof. Dr. Aquiles Simões

Os documentos obrigatórios para candidatura à bolsa são:

- Carta de intenções (máximo de duas páginas), mostrando o interesse ou afinidade em relação à temática do projeto;

- Currículo Lattes atualizado;

- Histórico escolar e comprovante de matrícula

Estes documentos devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 04/08 (sexta-feira) às 23:59h.

Os (as) candidatos (as) pré-selecionados serão chamados para entrevista a ser realizada no dia 08/08 (terça-feira) no turno da manhã, a partir das 8:00h, no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR), térreo do prédio da Geofísica, ao lado do CAPACIT. Acompanhar a divulgação da pré-seleção e calendário de entrevistas e do resultado final no Facebook do GEDAF. As bolsas serão implementadas até o dia 10/08/2017.