Página inicial > Ultimas Notícias > XXXII edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPA será realizada de 8 a 12 de novembro

• Publicado: Segunda, 01 de Novembro de 2021, 16h56

Seminic

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Pesquisa (DPQ), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), vai realizar, entre os dias 8 e 12 de novembro, o XXXII Seminário de Iniciação Científica (Seminic). O evento, que ocorre anualmente, busca compartilhar com toda a comunidade acadêmica os trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos na Instituição. Assim como na última edição, este ano, o evento também ocorrerá em formato virtual, com mesa de abertura, lives e conferências com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube da Propesp. Interessados em participar podem se inscrever no site oficial do seminário até o início do evento.

Em sua 32ª edição, o Seminic visa proporcionar aos orientadores e aos seus bolsistas o reconhecimento do desenvolvimento de suas pesquisas durante o ano de 2020/2021. Atualmente, a UFPA possui 1.733 bolsas de Iniciação Científica financiadas com recursos próprios ou estimulados pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudo e Pesquisa (Fapespa) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estarão presentes, ainda, os bolsistas do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic).

"O Seminário de Iniciação Científica é um dos eventos mais importantes para a UFPA, com o protagonismo assumido pelos alunos, por meio da apresentação das suas pesquisas, e, por alguns, pela conquista do Prêmio Destaque. Neste ano, mais uma vez, o Seminic ocorrerá no formato remoto, em função das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19, mas a dinâmica da avaliação está preservada, com a participação de mais de cinquenta avaliadores externos, de outras Instituições do país, responsáveis pela avaliação dos relatórios dos bolsistas e voluntários do Pivic. Esperamos que o público universitário participe e aproveite a qualidade do seminário, que, mais uma vez, mostra a distinção da pesquisa na UFPA”, ressalta a professora Germana Sales, diretora de Pesquisa da Propesp.

Já a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Iracilda Sampaio, pontua que, "Anualmente, a UFPA promove, por meio da Propesp, o seu Seminário de Iniciação Científica, durante o qual, os discentes de graduação apresentam os resultados de suas pesquisas. É, sem dúvida, um dos eventos de mais alta relevância para a Instituição, pois é o momento em que constatamos o quão importante é a participação em pesquisa para a formação do indivíduo, para a consolidação da formação profissional, e descoberta de talentos para a pós-graduação. É um momento de celebração para a Instituição e de grande visibilidade para a sociedade.

Programação - A programação do Seminic inicia no dia 8 de novembro, às 15h, com a mesa de abertura, seguida de programação cultural e, às 16h, da conferência de abertura, que será ministrada pela doutora Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tendo como tema “O Impacto da Covid-19 em nossas Vidas: Antes e Depois". Ao longo da programação na semana, as outras conferências programadas vão abordar temas como: “As brechas do Estado e os limites do (in) suportável: como se fazem as políticas públicas na prática”; “Universidade na Amazônia: desafios e perspectivas”; “Bem-Estar Animal: a relação homem x animal em tempos de pandemia”; “A Pesquisa Científica e a Salvaguarda das Fortificações Militares na Amazônia” e, por fim, “Adaptação acadêmica em tempos da pandemia de Covid-19”.

Os bolsistas dos Programas de Iniciação Científica também estarão presentes na programação, com a apresentação de vídeos e resumos de suas pesquisas que estão postados no site do Seminic. Entre os bolsistas, 36 foram contemplados com o Prêmio Destaque de Iniciação Científica - Horacio Schneider 2021, da UFPA e, por isso, vão apresentar seus trabalhos ao vivo durante o evento.

XXXII Seminário de Iniciação Científica

Data: 8 a 12 de novembro de 2021

Inscrição: XXXII Seminário de Iniciação Científica UFPA

Transmissão: Facebook e YouTube

Confira a programação completa aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA