Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisador do NAEA lança livro sobre história econômica da Amazônia

Pesquisador do NAEA lança livro sobre história econômica da Amazônia

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 15h39

Livro Economic Amazon 1

Graças à complexidade e importância do seu ecossistema e à riqueza de sua história econômica, social e cultural, a Amazônia é tema de muitas pesquisas acadêmicas e obras literárias em todo o mundo. Resultado de uma longa pesquisa histórica gestou o livro A Brief Economic History of the Amazon (1720-1970), lançado em 1º. de fevereiro último pela editora acadêmica inglesa Cambridge Scholars Publishing, de autoria de Francisco de Assis Costa, professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da UFPA.

O livro apresenta a história econômica da Amazônia em três capitulos que enfocam períodos fundamentais. O primeiro trata a economia colonial da Amazônia, o papel das ordens religiosas, da companhia de comércio, dos colonos e sesmeiros e da formação de um campesinato caboclo. O segundo capítulo discorre sobre a economia da borracha utilizando dados e análises pioneiras destacando o papel dos camponeses, dos grandes seringais e das cadeias mercantis. O terceiro e último capítulo apresenta uma análise inovadora sobre a dinâmica rural e urbana da era pós-borracha, que se estende até a década de 1960. Esta parte do livro destaca o papel da exportação e do mercado interno no crescimento regional, demonstrando o que se passa na indústria e nos setores rurais.

Para o Professor Francisco Costa, “é uma satisfação oferecer ao debate sobre a Amazônia um produto da reflexão desenvolvida em nossa universidade, problematizando a história econômica de nossa região numa perspectiva que resgata papéis de atores locais obscurecidos pela visão corrente.”

A obra, que se encontra à venda nas distribuidoras e no site da editora e em plataformas de venda on-line, à exemplo de AmazonBooks.com, será lançada em Belém no dia 6 de junho, no auditório Benedito Nunes da UFPA. Do lançamento fará parte um debate entre professores e pesquisadores que estão resenhando o livro aqui na UFPA, em universidades brasileiras, na Alemanha e na França.

Precede o lançamento do livro uma pré-venda, na qual o exemplar em capa dura (não há ainda uma tiragem em paper back, nem e-book) será vendido com o desconto de 30% sobre o preço de venda no site da editora, mais o custo do transporte. O autor, com o desejo de que o maior número de pessoas possam ter acesso à obra, simplesmente abaterá do preço o desconto que a editora lhe concede. A pré-venda ocorrerá de 1º a 10 de abril, na sala número 204 do NAEA/UFPA, das 9h às 17h. Contatos para informação poderão ser feitos nesse mesmo horário pelo telefone (91 )981782016. Os exemplares levarão em média seis semanas para chegar a Belém e os compradores serão informados imediatamente. Eles poderão, entretanto, optar por receber o livro autografado por ocasião do lançamento, no dia 6 de junho.

Sobre o interesse que o livro tem despertado, o professor Francisco Costa entende que é muito cedo para comentar. “Os livros acadêmicos têm o seu tempo”, diz. Mas traz a informação de que, nesses dois meses de existência, A Brief Economic History of the Amazon já pode ser consultado nas bibliotecas de 11 universidade eu ropeias e americanas (o que se pode ver pelo WorldCat, um catálogo on line de bibliotecas) e que numa entrevista concedida ao número de março da revista Pesquisa FAPESP, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, o livro foi tema de destacado interesse.

Serviço;
A Brief Economic History of the Amazon (1720-1970)
Pré-venda: de 1º a 10 de abril, na sala número 204 do NAEA/UFPA, das 9h às 17h.
Contatos para informação poderão ser feitos nesse mesmo horário pelo telefone (91)981782016.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Rubens Stanislaw