Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria interinstitucional promove a capacitação de profissionais para o atendimento das demandas de comunidades tradicionais
Início do conteúdo da página

Parceria interinstitucional promove a capacitação de profissionais para o atendimento das demandas de comunidades tradicionais

  • Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 14h57

Curso Comunidades tradicionais

A Universidade Federal do Pará, em parceria com a Escola de Conselhos de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e com a Associação Maylê Sara Kalí, irá realizar o curso de extensão "Crianças e Adolescentes de Povos e Comunidades Tradicionais: Histórias, Identidades, Direitos e Perspectivas Interculturais para o Atendimento". Com uma abordagem focada na importância de se pensar a diversidade sociocultural para o atendimento de demandas de comunidades tradicionais, o curso ocorrerá entre os dias 17 de agosto e 6 de setembro, de forma on-line, gratuitamente. As inscrições podem ser realizadas no site do evento até o dia 9 de agosto.

O objetivo do curso é oferecer perspectivas jurídicas, históricas, antropológicas e étnico-culturais em relação às crianças e adolescentes pertencentes aos povos e comunidades tradicionais, para possibilitar uma formação continuada para profissionais que atuem nos serviços do Sistema de Garantia dos Direitos e para membros da sociedade civil e de povos e comunidades tradicionais dos três estados participantes: Amazonas, Pará e Pernambuco.

‘‘A região amazônica possui uma enorme diversidade sociocultural e isto se reflete na própria diversidade do ‘ser criança e adolescente’ neste contexto. Por isso, o curso pretende ressaltar a importância de pensar esta diversidade sociocultural a partir da ideia do direito à diferença e das cidadanias interculturais que as crianças e adolescentes de povos e comunidades tradicionais possuem. Isto vem em conjunto com a identificação e o reconhecimento das injustiças históricas e atuais produzidas contra seus grupos étnicos, que reproduziram desigualdades e discriminações, e que também estão presentes na forma como se realiza o atendimento de suas demandas”, explica o professor Assis Oliveira, um dos coordenadores da iniciativa.

O curso contará com a participação de profissionais e pesquisadores de diferentes formações acadêmicas, tais como: Ricardo Washington Moraes de Melo, membro da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB; Silvana Nascimento, antropóloga da UFRGS, e outros profissionais com vasta atuação em órgãos de controle social, legislativo e judiciário. Como será realizado em formato virtual, a capacitação irá possibilitar que pessoas de diferentes regiões dos estados participantes possam aderir à iniciativa.  

‘‘Apesar do debate sobre o acesso às políticas públicas por povos e comunidades tradicionais ter ganhado muita importância nas últimas duas décadas, ainda há uma grande dificuldade de qualificação dos profissionais dos serviços públicos para saberem lidar com essas pessoas étnicoculturalmente diferenciadas na prática mesmo do atendimento. Então, estimular a formação sobre as crianças e adolescentes de povos e comunidades tradicionais traz em si esta inquietude de propor um debate que desconstrua sensos comuns sobre o assunto, calcados na incompreensão da diversidade cultural, de modo a apontar caminhos para a atuação profissional e institucional que seja culturalmente adequada’’, complementa Assis Oliveira.

Como participar - O curso é voltado para profissionais de serviços ligados ao Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, como conselheiros tutelares, representantes da sociedade civil e também membros de povos e comunidades. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, no site do evento, até o dia 9 de agosto. O limite de participantes é de 20 pessoas por estado, totalizando 60, mas que será definida depois do término das inscrições, a partir de seleção feita pela equipe organizadora com base em critérios identificados no site do evento.

As aulas começam no dia 17 de agosto de 2021 e a programação será composta por três módulos que irão englobar diferentes aspectos relacionados com o tema, tendo como base contribuições interdisciplinares e interculturais. Em cada módulo haverá uma aula síncrona e um período para atividades assíncronas, que devem ser desenvolvidas com leituras de textos indicados e o debate entre os participantes. A transmissão das aulas ocorrerá pela plataforma Google Meet.

Serviço:

Curso de extensão promove capacitação de profissionais de comunidades tradicionais

Horário: às 19h

Data: de 17 de agosto a 6 de setembro 

Inscrição: podem ser realizadas até dia 9 de agosto pelo

Plataforma de transmissão: Google Meet

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página