Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > UFPA Internacional
Início do conteúdo da página

UFPA Internacional

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 12h21 | Acessos: 19

WEBNÁRIOS

Webinar Universidades, Inovação e Combate à Pandemia da COVID-19

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB informa que as inscrições estão abertas para o Webinar Universidades, Inovação e Combate à Pandemia da COVID-19. 

Palestrantes:
- Dr. Jarbas Barbosa (Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS/OMS)
- Dra. Margareth Dalcolmo (Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz)
- Ex-Reitor Pedro Rodrigues Curi Hallal (Universidade Federal de Pelotas -UFPel)
Moderador: Ex-Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho (Universidade Federal da Bahia- UFBA)

Data e horário: 20 de abril de 2021, 17h às 18h30 (horário de Brasília)

Link para inscrição: https://form.jotformz.com/210755924763664

O Webinar será transmitido em português por meio do canal do GCUB no YouTube

Observação: Será emitido certificado de participação.

 

Webinar do SGroup TT4LA: Cooperação com Brasil e Colômbia

O primeiro webinar do SG Group Think Tank for Latin America (TT4LA) de 2021 terá como foco a cooperação com o Brasil e a Colômbia. As inscrições já estão abertas. Este evento online é direcionado para acadêmicos, pesquisadores, pessoal administrativo e estudantes interessados na cooperação de ensino superior com a América Latina, em particular com o Brasil e a Colômbia. O webinar será moderado pelos coordenadores do SG Group TT4LA Barbara Claeys (Universidade de Ghent) e Camilo Villa Moreno (Universidade de Los Andes), incluirá uma contextualização sobre o Think Tank e uma breve visão geral do programa SG Group ICon e seus beneficiários latino-americanos. Viktoria Bodnarova, Coordenadora Regional & Divulgadora da EURAXESS América Latina e Caribe (LACC), fará uma apresentação enfocando as oportunidades de colaboração em pesquisa entre a Europa e a América Latina dentro do programa de financiamento Horizon Europe. Além disso, um resumo do programa da Conferência Virtual FAUBAI 2021 e notícias relevantes do Brasil serão compartilhados por Nicolas Maillard, Chefe de Relações Internacionais e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande doSul.

Inscrições até 21 de abril, aqui.

Data e horário: 22 de abril, das 15:30 às 17:00 CET

 

PREMIAÇÕES

Green Talents Forum 2021

Junte-se à prestigiada rede de pesquisa para a sustentabilidade, contacte exclusivamente com proeminentes cientistas alemães e faça parte de uma troca internacional de novas ideias ecológicas. Green Talents – International Forum for High Potentials in SustainableDevelopment convida a concorrer ao programa deste ano. Compartilhe suas ideias inovadoras e crie as bases para colaborações duradouras com instituições de pesquisa alemãs e pesquisadores internacionais. O Green Talents Award 2021 inclui:

- Convite para um “Virtual Science Forum” de 7 dias, em outubro de 2021;
- “Sessões científicas” com as principais estruturas, instituições eempresas de sustentabilidade alemãs, que vão virtualmente permitir visualizações exclusivas dos proprios projetos e e pesquisas avançadas;
- Encontros virtuais com peritos alemães a sua escolha para discutir possibilidades de uma futura pesquisa conjunta e esforços decooperação;
- Uma ampla variedade de workshops dedicados aos SDGs e para promover a tua carreira nas ciências,
- Oportunidades de relacionamento com outros Green Talents, ex-alunosGreen Talents e investigadores;
- Cerimónia formal virtual de atribuição de prêmios com os colegas Green Talents e convidados especiais;
- Uma estadia no local de pesquisa totalmente financiada até três meses numainstituição a sua escolha na Alemanha em 2022.
- Acesso exclusivo à rede de ex-alunos Green Talents distinguidos.

Podem concorrer alunos de mestrado, alunos de doutorado e pesquisadores em pós-doutorado, bem como jovens profissionais com até três anos de experiência profissional (excluindo as experiências profissionais obtidas no âmbito de um grau acadêmico) e extremamente focados no desenvolvimento sustentável. Os candidatos têm de ter um excelente domínio da língua inglesa e notas acima da média.

Prazo para submissão: 19 de maio de 2021, 14:00 horas (CEST)

Para mais informação, visite: www.greentalents.de.

 

CURSOS

“Estrategias y herramientas para la docencia virtual" e "Diseño de materiales educativos digitales con soporte en comunidades de práctica"

Cursos gratuitos promovidos pelo Centro de Cooperação Regional para a Educação de Adultos na América Latina e Caribe (CREFAL). Contarão com carga horária de 80 horas/aula cada um e ocorrerão de 27 de abril a 21 de junho. Serão ministrados "on-line" e estão direcionados a docentes, estudantes e assessores técnico-pedagógicos.

Inscrições: a partir de 15 de abril no "website" da CREFAL (www.crefal.org).

Mais informações: acesse a convocatória para o curso “Estrategias y herramientas para la docencia virtual” e a convocatória para o curso "Diseño de materiales educativos digitales con soporte en comunidades de práctica"

 

BOLSAS DE ESTUDOS

 

Jovens Talentos ANSO

A Alliance of International Science Organizations (ANSO) recebe inscrições para bolsas Jovens Talentos de mestrado e doutorado na China. É possível eleger cursos em inglês ou em mandarim. 

As bolsas incluem um apoio mensal de até 7 mil yuans, passagem e as anuidades.

Inscrições: até 30 de abril.

Mais informações: http://www.anso.org.cn/programmes/talent/scholarship/

 

Santaner Women | W50Leadership

O Banco Santander, junto com a London School of Economics and Political Science, oferece 50 bolsas destinadas a mulheres com mais de 10 anos de experiência em gestão e que aspiram assumir papéis de liderança em sua organização, buscando refletir e desenvolver seu próprio estilo de liderança.

As participantes irão desfrutar de um excelente conteúdo de aprendizagem feito sob medida pela LSE, treinamento de liderança individual e oportunidades para estabelecer contatos com outros participantes de todo o mundo.

Essa é uma ótima oportunidade para servidoras da universidade, sejam de áreas administrativas e de gestão, sejam  professoras.

Inscrições: até 10 de maio 2021, pelo link https://www.becas-santander.com/pt-BR/program/women-w50-leadership-lse

Mais informações, leia a matéria no Portal da UFPA.

 

Cargill Global Scholars

Está aberto o processo seletivo do Programa Cargill Global Scholars, em sua 9a turma (versão 2020-2021), promovido pela Cargill e o Institute of International Education (IIE), escritório para América Latina e Caribe (LAC). O programa oferece bolsas de estudos para alunos de graduação, com duração de dois anos, com apoio financeiro a estudantes em países específicos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento de liderança. A UFPA é o único representante da Região Norte do Brasil a participar do processo seletivo, pela primeira vez em 2021.

Critérios de elegibilidade: ser cidadão ou residente permanente do Brasil; estar matriculado no 1º ou 2º ano de graduação (3º ano no caso de cursos com duração de 5 anos); demonstrar um bom desempenho acadêmico (Coeficiente de Rendimento Geral a partir de 7,0) e potencial de liderança.

Todas as áreas são elegíveis, com atenção especial para: Engenharias; Áreas relacionadas com Agricultura, Alimentação e Nutrição; Gestão de Riscos; Negócios e Economia; Ciências Políticas; Políticas Públicas; Relações Internacionais.

Número de bolsas ofertadas: 10 bolsas para brasileiros.

Prazo para candidatura: 26 de maio de 2021.

Mais informações sobre o programawww.cargillglobalscholars.com

Contatos para dúvidasEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e +52 55 3966 4744 (WhatsApp)

 

OPORTUNIDADES DE INTERCÂMBIO

 

Scholarships for Women in STEM

O British Council lançou um programa de bolsas de estudo em parceria com 19 universidades do Reino Unido com o objetivo de beneficiar mulheres das Américas, Sul da Ásia e Sudeste Asiático, das áreas de Ciências (Sciences), Tecnologia (Technology), Engenharias (Engeneering) e Matemática (Math). Este programa de bolsas visa aumentar as oportunidades em áreas tecnológicas para meninas e mulheres.

Critérios de elegibilidade: ser cidadã e residente de países elegíveis nas Américas, Sul da Ásia e Leste da Ásia; estar disponível para fazer um curso em tempo integral no Reino Unido para o ano acadêmico de setembro / outubro de 2021 a 2022; necessitar de apoio financeiro; ter um diploma de graduação que lhes permitirá obter acesso a um dos cursos de pós-graduação em uma pré-seleção em uma universidade do Reino Unido participante deste Programa; poder atingir o nível de inglês exigido para o estudo de pós-graduação em uma universidade do Reino Unido antes ou depois da conclusão de seu curso; estar ativa no campo com experiência de trabalho ou ter interesse comprovado em sua área de assunto; ser apaixonada por seu curso e estar disposta a se envolver como ex-bolsista do British Council.

Veja as ofertas de cursos das Universidades para as Américas disponíveis desde janeiro de 2021: https://www.britishcouncil.org/study-work-abroad/in-uk/scholarship-women-stem

 

APOIO A PROJETOS

 

Embaixada dos Estados Unidos

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília convida organizações dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal a se candidatarem a financiamentos junto ao governo dos EUA para a implementação de projetos nas áreas de imprensa, educação e cultura. Os projetos devem promover o entendimento das prioridades da política externa norte-americana, valores democráticos compartilhados, benefícios da inovação e empreendedorismo e valor das futuras habilidades profissionais. 

O Edital Anual de Projetos delineia as prioridades e temas dos projetos para 2021 e detalha procedimentos específicos para a apresentação de propostas de financiamento. 

Prazo de apresentação de propostas: 1º de junho de 2021, às 23h59.

Mais informações em Português e Inglês.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página