Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA recebe exposição de obras da artista modernista Fayga Ostrower
Início do conteúdo da página

Museu da UFPA recebe exposição de obras da artista modernista Fayga Ostrower

  • Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 13h39

DivulgacaoExposicao Portal Molde

O Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) continua com a exibição da exposição de arte com trabalhos da artista do modernismo brasileiro Fayga Ostrower. Os dias e horários de visitação da Exposição "Todas as Cores. A cor." são de segunda-feira a sábado, das 9h às 12h. 

A UFPA foi uma das instituições que recebeu obras da artista em razão dos 100 anos que ela teria completado, se viva, em 2021. A doação foi realizada pelo Instituto Fayga Ostrower, sediado no Rio de Janeiro.

Nascida na Polônia, Ostrower (Lodz, 14 de setembro de 1920 — Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2001) atuou como gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora. Gravadora de arte abstrata internacionalmente reconhecida, em 1958, na Itália, foi premiada na edição XXIX, da Bienal de Veneza.

Segundo a diretora do Museu da UFPA, professora Jussara Derenji, a doação que foi feita pela família de Fayga Ostrower à UFPA se deu por uma indicação do professor Orlando Maneschy. O MUFPA foi um dos contemplados na seleção e recebeu 62 obras de arte e duas matrizes, material em que é feita a base da gravura e o uso de cor pelo artista, como no caso de Ostrower.

“Para a UFPA, Fayga tem uma importância acentuada pelo fato de que, em 1960, expôs 28 obras em um salão de arte moderna que a Universidade promoveu, organizado pela nossa Faculdade de Arquitetura, aberta entre os anos 60 e 64, tendo como fundadores professores visitantes de Porto Alegre”, explica Derenji. “O fato de a FAU-UFPA ser a primeira Faculdade de Arquitetura do Norte brasileiro, naquela época, trouxe muito estímulo às artes na região”, recorda a diretora do MUFPA.

As obras de Ostrower poderão ser vistas no Museu da Universidade, de segunda-feira a sábado, no horário das 9h às 12h. O objetivo da mostra é enfatizar a presença e a importância da UFPA na introdução da arte moderna na Amazônia.

Serviço

Exposição "Todas as Cores. A cor."

Datas: de segunda-feira a sábado

Horário: de 9h às 12h

Local: Museu da UFPA, na Av. Gove. José Malcher, esquina com a R. Generalíssimo Deodoro, Nazaré, Belém-PA.

Entrada franca.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA
Imagem: Divulgação da exposição

registrado em:
Fim do conteúdo da página