Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Concurso Lusófono Trofa recebe a submissão de obras de literatura infantil
Início do conteúdo da página

Concurso Lusófono Trofa recebe a submissão de obras de literatura infantil

  • Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 16h29

Concurso Conto Infantil

A Câmara Municipal da Trofa, em Portugal, por intermédio do Pelouro da Cultura, em parceria com o Camões - Instituto da Cooperação da Cultura e da Língua de Portugal, I.P, está com inscrições abertas para o concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo 2023. Destinado aos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na qual o Brasil está incluso, o prêmio tem o objetivo de promover a escrita literária, a leitura e a ilustração de livros infantis. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por cidadãos maiores de 18 anos, naturais, naturalizados ou estrangeiros legalizados com residência comprovada há mais de dois anos em um dos países da CPLP.

O concurso está dividido em duas categorias, conto infantil e ilustração, que vão ofertar a seus respectivos vencedores o Prêmio Matilde Rosa Araújo no valor de  €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros). Além disso, o conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do Prêmio Ilustração e terá a publicação da sua primeira edição garantida pelo Município da Trofa. 

Para avaliação dos melhores trabalhos, serão utilizados os seguintes critérios: Criatividade /Inovação; Qualidade literária; Organização; Coerência e coesão do texto; Adequação ao público; Originalidade; Capacidade técnica de execução; Interpretação e adequação ao texto; Domínio de cor e Desenvolvimento das personagens. 

Como participar - São aceitos trabalhos individuais ou coletivos, em qualquer uma das duas modalidades, e cada candidato poderá apresentar um número ilimitado de candidaturas, em qualquer uma das modalidades, desde que não tenham sido submetidas, simultaneamente, a outros concursos. Para participar, é necessário que os(as) interessados(as) entreguem, pessoalmente ou por correio, seus trabalhos, individuais ou coletivos, nos Centros Culturais Portugueses de cada país participante, conforme identificado no regulamento, até o dia 31 de maio. No Brasil, o Centro Cultural Português fica localizado em Brasília, na Embaixada de Portugal (Av. das Nações - Quadra 801, Lote 2). 

Na categoria Contos, o texto deverá ter, entre outras obrigatoriedades, de 1 a 3 páginas A4, espaçamento duplo entre linhas, letra Times New Roman, tamanho 12, cabeçalho, rodapé e margens com 3cm. Já na categoria Ilustrações, cada candidatura ao prêmio implica a apresentação de duas ilustrações diferentes, subordinadas, obrigatoriamente, a um mesmo excerto, à escolha do candidato, de uma das obras de Matilde Rosa Araújo. As ilustrações devem ser apresentadas em tamanho A3, devendo ser acompanhadas pelo excerto da obra de Matilde Rosa Araújo que serviu de base para a elaboração do trabalho. Os candidatos que realizarem trabalhos com técnica digital deverão imprimir suas ilustrações. Em ambos os casos, não serão aceitos trabalhos enviados por correio eletrônico. 

Para saber mais detalhes sobre o concurso, acesse o regulamento e tenha mais informações nas páginas www.mun-trofa.pt ou www.instituto-camoes.pt

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página