Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA promove ações de sustentabilidade por meio da destinação adequada de resíduos sólidos
Início do conteúdo da página

Projeto da UFPA promove ações de sustentabilidade por meio da destinação adequada de resíduos sólidos

  • Publicado: Quarta, 22 de Março de 2023, 16h34

Sou Mais Sustentável capa

Com o avanço dos problemas ambientais causados pelo ser humano, é cada vez mais importante pautar a sustentabilidade nas ações do nosso dia a dia. Com base nessa temática, foi criado o Projeto Evento Mais Sustentável, que busca desenvolver ações em eventos na cidade de Belém a fim de sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de produzir eventos com maior responsabilidade socioambiental e, dessa forma, colaborar com a construção de uma sociedade mais responsável e sustentável. Nessa proposta, o maior diferencial do projeto é a parceria com as cooperativas de reciclagem da Região Metropolitana de Belém, as quais serão responsáveis pela coleta de todos os resíduos sólidos recicláveis que foram gerados nos eventos e não puderam ser evitados durante a atividade.

Coordenado pela professora Giselle Assis, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA), o projeto teve início em 2022, com o intuito de colocar a pauta sustentável em eventos desenvolvidos, inicialmente, dentro da UFPA, tendo como enfoque os 5 “R” da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Assim se incentiva a redução de alguns itens, que são imediatamente descartados após o evento, como pratos e copos plásticos, banners e papéis, para a adoção de alternativas sustentáveis, tais como o uso de copos reutilizáveis, comunicação totalmente digital, que engloba banners informativos, formulários on-line, perfis em redes sociais, aplicativos de comunicação instantânea, entre outros. Essa mudança de comportamento produz eventos com menos resíduos e mais impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.

Sou Mais Sustentável 1“É importante pensar que a capital paraense, a cidade de Belém, é candidata para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025. Esse cenário político está extremamente favorável para o fomento acadêmico de projetos de sustentabilidade, como o Evento Mais Sustentável, que tem como objetivo desenvolver práticas mais sustentáveis na produção de eventos acadêmicos e, por meio de assessorias customizadas, formar cidadãos mais responsáveis com a sociedade amazônica, considerando sua diversidade social e ambiental”, informa Giselle Assis.

Ao longo do ano, o projeto vai realizar campanhas de educação ambiental, lideradas por acadêmicos da Universidade, para incentivar a comunidade acadêmica a fazer escolhas mais responsáveis durante o planejamento de eventos, como repensar a quantidade de papel utilizado para comunicação, recusar copos descartáveis, reutilizar banners e garrafas PET, contratar prestadores de serviços mais responsáveis com a sociobiodiversidade, entre outras. Para facilitar a adesão a essas propostas, o projeto está construindo um banco de dados, com fornecedores de produtos e serviços mais sustentáveis, e desenvolvendo a Campanha Sou+ Sustentável.

SOU+ Sustentável - Para intensificar as suas ações, o evento Mais Sustentável desenvolveu a campanha SOU+ Sustentável, que incentiva a coleta seletiva nos eventos assessorados. Os eventos assessorados pelo projeto serão certificados como “Mais Sustentável”, incentivando a economia circular da reciclagem.

Esta ação visa esclarecer e educar a população universitária acerca de que todos temos a responsabilidade compartilhada pelos resíduos que geramos e que aquilo que entendemos como “lixo” tem valor econômico para dezenas de famílias cooperadas para o trabalho de reciclagem. Envolvendo e convidando as pessoas a serem mais sustentáveis, almeja-se também a sensibilização para a reutilização de produtos em eventos futuros”, reitera Giselle.

Sou Mais Sustentável 2Convite para participar - O projeto recebe inscrições para voluntários das mais diversas áreas, como: Turismo, Comunicação, Economia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Educação e Artes Visuais. A multidisciplinaridade tem como objetivo desenvolver ações de comunicação integrada de marketing, economia circular, gravimetria na gestão de resíduos, compensação de carbono, educação ambiental e arte gráfica. Os interessados devem entrar em contato pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou, ainda, pelo perfil do Projeto. A ideia é expandir a linha de atuação para além da UFPA e contribuir para um campus e uma cidade cada vez mais limpos e sustentáveis.

Os prestadores de produtos e serviços com propostas mais sustentáveis, assim como as cooperativas de reciclagem que se interessarem em trabalhar com o projeto podem se inscrever por meio do formulário disponibilizado aqui.

Serviço:

Projeto Evento Mais Sustentável

Assessoria para o seu evento e inscrição de voluntários via e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prestadores de produtos e serviços podem compor o acervo por meio do Formulário.

Mais informações, acesse o perfil do projeto.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página