UFPA aprova concessão de título de Professora Emérita à Edna Maria Ramos de Castro
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA aprovou, na última quinta-feira, dia 23 de julho, em reunião extraordinária, a concessão do título de Professora Emérita à professora Edna Maria Ramos de Castro, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. O título foi proposto ao Consepe pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e concedido na véspera do aniversário da docente, dia 24 de julho. Edna Castro é a 50a docente a receber o título.
O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, celebrou o resultado da votação. “A professora Edna Castro é uma de nossas principais lideranças acadêmicas, com uma história de quase 50 anos de dedicação à UFPA e com uma contribuição que se destaca não só na formação de pessoas e na pesquisa, mas também na construção de políticas voltadas ao fortalecimento de nossa instituição. Seu trabalho tem projetado a UFPA em ambientes nacionais e internacionais, sempre com grande reconhecimento. Este é um título que honra muito a nossa Universidade”.
Em seu parecer, o professor Tadeu Oliver Gonçalves, relator do projeto que propôs a concessão do título, também reafirmou a importância da produção e o legado deixados pela professora. "É inegável a relevante produção acadêmica da professora Edna Castro e o compromisso que tem com o desenvolvimento da ciência e com o povo amazônida. Como docente, pesquisadora e cidadã, demonstra que a Universidade é o lugar, por essência, da formação acadêmica e da educação cidadã. Isso é evidente na sua trajetória", afirmou o relator.
De acordo com a professora Jane Beltrão, embora a professora esteja atualmente no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), é uma honra para todos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), no qual a homenageada iniciou a sua carreira na UFPA, a concessão deste título. “É sempre um prazer e uma satisfação ter um professor do IFCH como Professor Emérito. Muito obrigada a todos pela possibilidade de concessão de mais esse título a uma mulher!”.
Edna Maria Ramos de Castro - Graduada em Ciências Sociais pela UFPA e doutora em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, já foi professora das Universidades de Montreal, no Canadá, Le Havre, na França, e de Brasília (UnB), além da UFPA. Atualmente, mesmo aposentada, ainda atua como professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA), do qual foi a primeira coordenadora, e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCH), ambos da UFPA.
A professora também foi coordenadora Geral do NAEA; presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); conselheira da SBPC; diretora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS); e atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução NAEA
Redes Sociais