Página inicial > Ultimas Notícias > Emmanuel Tourinho é empossado para a Reitoria da UFPA

Emmanuel Tourinho é empossado para a Reitoria da UFPA

A comunidade acadêmica poderá participar de um momento histórico para a Universidade Federal do Pará (UFPA) nesta terça-feira, 11 de outubro. A ocasião é a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao dirigente empossado pelo Ministério da Educação (MEC) na quinta-feira, dia 6. Emmanuel Zagury Tourinho receberá os paramentos das vestes talares do atual reitor em exercício, Horácio Schneider, e, na sequência, nomeará o vice-reitor e os demais integrantes da nova equipe de gestão para o quadriênio 2016-2020. A cerimônia ocorrerá às 10h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Guamá, em Belém.

Entre as autoridades que estarão presentes, são aguardadas para a cerimônia uma comissão de ex-reitores da Universidade, formada por José Seixas Lourenço, Nilson Pinto de Oliveira, Marcos Ximenes Ponte, Cristovam Wanderley Picanço Diniz, Alex Bolonha Fiúza de Mello e Carlos Edilson Maneschy. A programação terá transmissão ao vivo pelo Portal da UFPA, por meio da Assessoria de Educação a Distância da UFPA (AEDI), e pela Rádio Web UFPA.

Concerto - O evento inicia-se com a apresentação da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, que executará a 7a Sinfonia de Beethoven (4o movimento), o Hino Nacional e a 3a Sinfonia de Beethoven (1º movimento), com regência do maestro Miguel Campos Neto. Atualmente, a orquestra conta com 50 músicos, entre alunos da instituição e alguns convidados, e dedica-se não somente a concertos de clássicos universais, mas também à produção musical paraense.

Solenidade – Por ocasião da cerimônia de transmissão do cargo, será lido o ato de posse do Ministério da Educação (MEC), assinado por Tourinho, na quinta-feira, 6 de outubro, em Brasília. A posse ocorreu na Sala de Atos do MEC, com a presença da secretária executiva, Maria Helena Castro, representando o ministro Mendonça Filho. Tourinho foi acompanhado de Horácio Schneider e do professor Gilmar Silva, que será o vice-reitor da nova gestão.

Nova Gestão – Também integrarão a nova equipe, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o professor Edmar Tavares Costa; na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), o professor Rômulo Simões Angélica; na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o professor Nelson José de Souza Júnior; na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), o professor Horácio Schneider; na Pró-Reitoria de Administração (Proad), o técnico-administrativo João Cauby de Almeida Júnior; na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), a técnico-administrativa Karla Andreza Duarte Pinheiro de Miranda; na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), a técnico-administrativa Raquel Trindade Borges; e na Prefeitura da UFPA, o professor Adriano Sales dos Santos Silva.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Divulgação