Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Emmanuel Tourinho assume o cargo de reitor da UFPA
Início do conteúdo da página

Emmanuel Tourinho assume o cargo de reitor da UFPA

O professor Emmanuel Zagury Tourinho assumiu, nesta terça-feira, dia 11, o cargo de reitor da Universidade Federal do Pará, em cerminônia realizada no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Guamá, em Belém. Ele recebeu as vestes talares da esposa, Simone, da filha, Marina e dos enteados Caio e Breno, e o colar reitoral do vice-reitor Horacio-Schneider, reitor em exercício da UFPA, os quais simbolizam a transmissão do cargo. Seguindo o ritual acadêmico, o novo reitor da UFPA nomeou o vice-reitor, os sete pró-reitores e o prefeito multicampi.

A sessão solene de transmissão do cargo de reitor foi aberta com a apresentação da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo Portal da UFPA, por meio da Assessoria de Educação a Distância da UFPA (AEDI), e pela Rádio Web UFPA.

A cerimônia, que em muitos momentos emocionou a audiência, contou com expressiva participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Entre os convidados presentes à cerimônia, estavam representantes das Unidades Acadêmicas da capital e do interior, representantes de Instituições de Ensino Superior no Pará, autoridades políticas e ex-reitores da UFPA, como José Seixas Lourenço, Marcos Ximenes Ponte, Cristovam Wanderley Picanço Diniz, Alex Bolonha Fiúza de Mello e Carlos Edilson Maneschy.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e EducaçãoTécnica e Tecnológica, professor Alex Fiúza de Melo, na ocasião representando o governador do Estado, Simão Jatene, falou dos desafios que a nova gestão da Universidade terá que enfrentar diante da atual situação econômica do País, mas aposta no trabalho coletivo liderado pelo novo gestor. “Tenho certeza de que o novo reitor terá a capacidade de conduzir esta grande instituição, atravessando esses momentos difíceis, exatamente com a matéria-prima mais importante, a inovação por meio do conhecimento. Desejo sucesso ao professor Emmanuel Tourinho e conte sempre com o apoio do governo do Estado.”

Despedindo-se do cargo, o ex-vice-reitor Horacio Schneider relembrou sua carreira acadêmica e a experiência que adquiriu como gestor da UFPA, sobretudo, em um projeto que considera de grande relevância para atender às demandas por ensino superior, que foi o de interiorização da Universidade. “Me despeço dessa gestão com a sensação de ter cumprido, satisfatoriamente, mais uma etapa da minha trajetória como professor desta instituição e mais feliz, ainda, por ter testemunhado um dos mais belos processos eleitorais vividos na UFPA, que culminou na vitória do professor Emmanuel Tourinho.”

Durante o seu discurso, o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, citou também como compromisso da nova gestão “colocar e manter populações indígenas, remanescentes de quilombos, populações ribeirinhas e filhos de trabalhadores do campo e das periferias de nossas cidades amazônicas na Universidade.”

Avanços e desafios - Após o ato de transmissão de cargo e a nomeação da nova equipe, o professor Emmanuel Tourinho fez o seu primeiro discurso como reitor à comunidade acadêmica. Entre os pontos destacados, estão os avanços e o novos desafios que se apresentam daqui para frente, principalmente com as limitações orçamentárias impostas pelo governo. “Estaremos alinhados com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educaão Superior (Andifes), com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) na luta por mais verbas para a educação, ciência e tecnologia e contra os cortes previstos na proposta de Emenda Constitucional 241, atualmente, em tramitação no Congresso Nacional.”

Ainda durante o discurso, o reitor frisou o papel da Universidade na luta contra qualquer tipo de violência. “Uma universidade pública não pode e não deve dar as costas à violência do racismo, à discriminação, ao preconceito e à exclusão. Não pode ignorar o machismo nem a discriminação de pessoas com diferentes orientações sexuais ou identidades de gêneros. Não pode, enfim, deixar de reconhecer a diversidade socieconômica, cultural, étnico-racial e sexual de gênero, que é própria da sociedade brasileira.”

Em relação aos avanços da Instituição, Emmanuel Tourinho ressaltou as políticas de inclusão adotadas pela UFPA. “Jovens de todos os municípios paraenses, de todas as classes socioeconômicas passaram a integrar nosso corpo discente. Do mesmo modo, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, hoje, têm garantias de acesso a todos os cursos da UFPA.” Após o discurso, o reitor, o vice-reitor e o ex-reitor receberam, como homenagem, adereços dos representantes da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA.

Acompanhe aqui o discurso do reitor Emmanuel Tourinho. E aqui o discurso do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva.

Nomeação da equipe – Durante a sessão solene de transmissão de cargo, também foram nomeados o professor Gilmar Pereira da Silva, para o cargo de vice-reitor; o professor Edmar Tavares Costa, para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); o professor Rômulo Simões Angélica, para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); o professor Nelson José de Souza Júnior, para a Pró-Reitoria de Extensão (Proex); o professor Horacio Schneider, para a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer); o técnico-administrativo João Cauby de Almeida Júnior, para a Pró-Reitoria de Administração (Proad); a técnico-administrativa Karla Andreza Duarte Pinheiro de Miranda, para a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep); a técnico-administrativa Raquel Trindade Borges, para a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan); e para a Prefeitura da UFPA, o professor Adriano Sales dos Santos Silva.

A programação encerrou-se com a apresentação da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, que executou a 3ª Sinfonia de Beethoven (1º movimento), com a regência do maestro Miguel Campos Neto.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Adolfo Lemos

registrado em:
Fim do conteúdo da página