Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp anuncia edital de bolsas Pibic/2019

Propesp anuncia edital de bolsas Pibic/2019

• Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h31

CAPA 08.04.2019 Fórum PROPESP Foto Alexandre de Moraes site4

Mais de 1000 bolsas serão ofertadas este ano por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic). A submissão ao edital de seleção ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, com a publicação na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA).

A apresentação do novo edital foi feita durante o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da UFPA, realizado no dia 8 de abril, na sala da Secretaria Geral dos Conselhos Deliberativos Superiores (SEGE), no prédio da Reitoria. O objetivo do Pibic é apoiar a criação e a consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Universidade. Para isso, são concedidas bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a graduandos que recebem orientação de docentes e técnicos, coordenadores ou participantes de projetos de pesquisa registrados na Instituição.

373x212 08.04.2019 Fórum PROPESP Foto Alexandre de Moraes site2Na avaliação do reitor, este é um programa estruturante de toda a área de pesquisa e pós-graduação da Universidade e tem sido muito bem-sucedido. “Nós, hoje, temos um número expressivo de grupos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento e são esses grupos que contam com os alunos de graduação, que constituem a base para que a Universidade possa estruturar e consolidar programas de pós-graduação. O lançamento do edital Pibic é a reafirmação do compromisso da Universidade com esse projeto, que é tão importante não só para melhorar a formação desses alunos de graduação, como também para manter e fazer avançar a nossa estrutura de pesquisa e pós-graduação.”

Ainda durante a reunião, o reitor anunciou a aprovação do Educa Norte, um Programa de Doutorado em Rede, liderado pelo Núcleo de Educação Básica (NEB/UFPA). “É uma conquista importante, que vai aumentar muito a capacidade da Universidade de formação de doutores e de contribuição da Universidade para formação de doutores em várias universidades da Amazônia. Com isso, nós estaremos avançando nesse papel de liderança que nós temos para formação de recursos humanos para todo o sistema de Educação na Amazônia.”

373x212 08.04.2019 Fórum PROPESP Foto Alexandre de Moraes site5Mudanças no Edital 2019 – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibic, abrange oito subprogramas: Pibic/UFPA, Pibic/UFPA CAMPI DO INTERIOR, Pibic/UFPA EBTT, Pibic-AF/UFPA, Pibic/CNPq, Pibic-AF/CNPq, Pibic/FAPESPA e Pibiti/CNPq.

As principais mudanças este ano estão no critério de seleção das propostas e na abertura à participação de professores mestres na submissão de propostas, como explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio. “A grande mudança no edital de 2019 é que vamos valorizar a produção científica. Nós vamos pontuar melhor aqueles que têm artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional, que são os produtos exigidos no dia a dia dos docentes, e não apenas trabalhos apresentados em congressos. Com isso, nós passamos a valorizar os melhores professores”, pontuou.

Ainda como forma de estimular a participação dos docentes, Iracilda Sampaio ressalta os esforços institucionais para manter o crescimento no número de bolsas de Iniciação Científica, ainda que pequeno. “Os professores precisam estar estimulados a recrutar alunos de graduação para que eles se envolvam nos projetos de pesquisa, com bolsa ou sem bolsa, para isso temos o Pibic Voluntário”.

373X212 08.04.2019 Fórum PROPESP Foto Alexandre de Moraes site3De acordo com a diretora de Pesquisa, Germana Sales, para o edital 2019, está mantido o orçamento da UFPA para as bolsas de Iniciação Científica e espera-se mais o fomento da Fapespa, em relação ao ano passado. A inscrição para a submissão de propostas ocorrerá de 15 a 30 de abril, por meio da página eletrônica do Pibic.

“No ano passado, nós tivemos uma concorrência ampla, de mais de dois mil pesquisadores e, para este ano, estamos com uma expectativa muito maior. Numa universidade que tem mais de 40 mil alunos, esperamos que os professores se vejam atraídos em participar cada vez mais da Iniciação Científica”, disse.

Orientações para submissão de propostas - O orientador selecionado para receber bolsas Pibic/UFPA, Pibic/UFPA-Interior, Pibic/UFPA EBTT, Pibic-AF/UFPA, Pibic-AF/CNPq e Pibic/Fapespa deverá, necessariamente, indicar aluno matriculado na UFPA. Este, para receber a bolsa, deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação; não ter vínculo empregatício; dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa, bem como não acumular a bolsa do programa com bolsa de outra agência de fomento à pesquisa, de outras Instituições ou da própria UFPA.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes