Página inicial > Ultimas Notícias > Progep conclui primeiro módulo do Programa de Educação para Aposentadoria

Progep conclui primeiro módulo do Programa de Educação para Aposentadoria

• Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h23

O primeiro módulo do Programa de Educação para Aposentadoria (PPA) foi finalizado nesta quinta-feira, 11. Ministrado pela psicóloga Jeisiane Lima Brito, o módulo denominado de Atitudes frente à aposentadoria: possibilidades de ressignificação abordou temas referentes às mudanças advindas com essa etapa, sob o ponto de vista psicossocial.

Segundo Jeisiane Lima, psicóloga da UFPA, é fundamental que sejam analisadas as perdas e os ganhos que acompanham a aposentadoria. Essa análise deve ser feita de modo que os ganhos sejam reforçados e o impacto das perdas sejam contornados por meio do planejamento adequado.

Questionamentos, informações e experiências - O módulo contou com 26 participantes que puderam refletir e debater sobre seus questionamentos, dividindo informações e experiências. Para a servidora Rosiris Mendes, o momento foi de extrema produtividade e relevância, “Esse programa é de grande importância. Planejamento é a palavra-chave para evitar ao máximo as intercorrências que a transição para a aposentadoria podem trazer. Além disso, podemos contribuir uns com os outros com as nossas experiências pessoais”, afirma Rosiris Mendes.

O PPA é organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida. O encerramento da programação contou ainda com a apresentação musical dos discentes Juliana Silva e Gabriel Santiago, que participam do Projeto Música no Trabalho, em parceria com a Escola de Música da UFPA.

Módulo 2 - As inscrições para o módulo 2 já estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos - SIGRH ou presencialmente, na Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (localizada no 1º andar do prédio da Reitoria). O tema a ser abordado será Empreendedorismo (parte 1), tendo como palestrante o professor José Augusto Lacerda. As reuniões ocorrerão no período de 22 a 26 de abril, no auditório da Universitec. Para o módulo 2, serão disponibilizadas 30 vagas.

Texto e arte: Divulgação