Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão "IQ: conhecimento e resistência" promove a "Oficina de Estatística para as Ciências Sociais Aplicadas e Humanas"
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão "IQ: conhecimento e resistência" promove a "Oficina de Estatística para as Ciências Sociais Aplicadas e Humanas"

  • Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 14h36

IQ Conhecimento e Resistência2

O Projeto de Extensão "IQ: conhecimento e resistência" da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar, nos dias 12 de abril e 24 de maio, a "Oficina de Estatística para as Ciências Sociais Aplicadas e Humanas". O evento, voltado aos estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), é gratuito e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site

De acordo com a professora Maria Amoras, coordenadora do projeto, a estratégia das oficinas consiste na abordagem de temas com os quais os estudantes estejam familiarizados, combinando o rigor metodológico à simplicidade temática e teórica. “O estudante será levado a transitar de maneira metódica por informações mais ou menos cotidianas e simples, utilizando como guia os conceitos e métodos da Matemática e Estatística com os quais ele deve lidar nas disciplinas regulares de seu curso de graduação”, afirma. 

Com uma carga horária de 10h, serão ofertadas 10 vagas para alunos indígenas, 10 para alunos quilombolas e 10 para os demais estudantes da UFPA. A oficina será ministrada pelo professsor Harley Silva, do curso de Economia da UFPA.

IQ conhecimento e resistência - Contribuir para a permanência de estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esse é o objetivo do projeto de extensão “QI: conhecimento e resistência”, ao oferecer a estudantes ações interventivas que possibilitam, além da permanência, uma conclusão de boa qualidade e equidade na Universidade. 

Na ativa desde 2017, o Projeto "IQ: Conhecimento e Resistência", coordenado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Serviço Social, já está na sua terceira versão e funciona com a realização de três grandes ações: a primeira é voltada para a organização de um grupo de apoio acadêmico aos alunos quilombolas e indígenas. A segunda, para a formação das temáticas educação intercultural, discriminação, preconceito étnico-racial e racismo. Já a terceira, destina-se à assessoria dos discentes indígenas e quilombolas.

Serviços:
Oficina de Estatística para as Ciências Sociais Aplicadas e Humanas.
Data: de 12 de abril e 24 de maio (sexta-feira)
Local: Sala 07, Bloco M - profissional (Bloco de Ciências Econômicas)
Inscrições aqui
Para mais informações acesse a página do projeto.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página