Página inicial > Ultimas Notícias > Campanha de doação de sangue ocorre na UFPA nos dias 16 e 17 de abril

Campanha de doação de sangue ocorre na UFPA nos dias 16 e 17 de abril

• Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 15h12

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes 1.1

Está vindo para a UFPA esta semana? Que tal aproveitar e salvar vidas? É que nos dias 16 e 17 de abril, servidores, calouros, veteranos e todos os visitantes da Instituição podem doar sangue na Unidade Móvel do Hemopa e ajudar pessoas que dependem dessas doações para serem atendidas em emergências, em cirurgias ou ainda durante tratamentos médicos.

A parceria, que começou na Semana do Calouro 2019, está apenas começando e, agora, será regular. Todos os meses, a Unidade Móvel de Coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) visitará a Universidade por dois dias, das 9h às 16h, em frente ao Centro de Evento Benedito Nunes (CEBN).

Da última vez que esteve na UFPA, em março, foram recolhidas mais de 200 doações e 40 novas pessoas passaram a fazer parte do banco de doadores de medula óssea. Neste momento, por exemplo, os estoques do sangue tipo “O” negativo estão em estado considerado crítico.

“Queremos que seja algo constante, já que temos elevado trânsito de pessoas e a comunidade universitária é diversa e pode ser fundamental para esse trabalho que salva vidas, por isso convidamos a todos a participar”, reforça Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade (Proeg).

Universitário Sangue Bom! Juciara Farias, gestora do Setor de Captação de Doadores do Hemopa, explica que o Hemocentro espera atender a muitas pessoas que estarão doando sangue pela primeira vez, e é importante que o máximo possível delas se tornem doadoras contínuas.

“Queremos sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores permanentes, que pactuem a responsabilidade social, que é a doação de sangue para atender às demandas dos hospitais. Esperamos que esse gesto seja parte da rotina acadêmica das pessoas, parte do seu dia a dia — e todos se sintam estimulados a doar regularmente, e não apenas uma vez ou em situações específicas”, conclui.

Quem pode doar? Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam vir à UFPA acompanhadas dos responsáveis para efetuar a doação.

“Na campanha temos predominância de tipos sanguíneos positivos, mas temos também a chance de sensibilizar doadores que tenham tipos RH negativos, que são raros. Na Universidade, em meio a esses perfis heterogêneos de indivíduos, podemos também ter acesso a pessoas com esses outros tipos de sangue, as quais podem nos ajudar em nossos estoques”, reforça Juciara Farias.

Todos os alunos da UFPA podem doar – Os alunos da UFPA que doarem sangue também podem receber benefício e terão sua situação de suspensão na Biblioteca Central normalizada, graças à campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”.

Para regularizarem a situação na Biblioteca Central, é preciso apresentar aos bibliotecários um comprovante de doação de sangue dos últimos dois meses. Quem ainda não doou sangue pode ir ao Hemopa e identificar-se com o código 263, criado pela Fundação especificamente para essa campanha.

Lembrando que homens podem doar sangue de dois em dois meses; e mulheres, a cada três meses. Doar sangue não faz mal e ajuda a salvar a vida de quem depende das doações para ter acesso a serviços de saúde.

Universitário Sangue Bom
Período: dias 16 e 17 de abril de 2019
Local de atendimento: em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes
Acesse o site do Hemopa.