Página inicial > Ultimas Notícias > Campus da UFPA de Tucuruí tem novos gestores

Campus da UFPA de Tucuruí tem novos gestores

• Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 15h39

FÓRUM DE COORDENADORES EM TUCURUÍ FOTO ALEXANDRED DE MORAES 15

O Campus Tucuruí (Camtuc) da Universidade Federal do Pará conta com novos gestores na sua coordenação. No dia 29 de março de 2019, o professor Wassin Raja El Banna e a professora Viviane Almeida dos Santos tomaram posse como coordenador e vice-coordenadora do Campus Universitário de Tucuruí, respectivamente.

A cerimônia de posse, que iniciou com a apresentação da Banda de Música do IFPA Tucuruí,  contou com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do vice-reitor, Gilmar Silva; do ex-reitor da UFPA e atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy; do prefeito de Tucuruí, Arthur Brito; dos ex-coordenadores do campus Marcelo Rassy Teixeira e Heleno Fulber, além dos coordenadores de diversos campi da UFPA e alunos e técnicos do campus.

Durante a cerimônia, o ex-coordenador, professor Marcelo Rassy, recebeu várias homenagens e fez um balanço sobre os anos em que esteve na gestão. Nesse período, o Camtuc passou de polo para campus, ampliou de três para oito os cursos permanentes e passou a ter oito cursos flexibilizados, aumentou o corpo docente para 58 professores efetivos e passou a ter 32 técnicos-administrativos concursados. “Sinto orgulho em dizer que eu  com a minha equipe de trabalho construímos mudanças significativa no campus. Reforço aqui, o Camtuc existe e aqui temos cursos e sujeitos de alta qualificação”, ressaltou.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, todo este crescimento apresentado pelo campus nos últimos anos deve servir de inspiração para os novos coordenadores. O reitor também frisou o crescimento acadêmico e cientifico, a criação dos programas de pós-graduação. Tudo isso demonstra o amadurecimento do Campus de Tucuruí”.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, uma gestão bem-sucedida como a dos ex-coordenadores deve ser motivo de elogios, “o Campus de Tucuruí pulsa a renovação permanente de seus quadros. Nós estamos aqui exatamente de passagem para vivenciar esses momentos de valorização, que constituem um avanço maior no conhecimento”, lembrou Carlos Maneschy.

Novos gestores – Wassin Banna é doutor em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia e tem mestrado em Engenharia Mecânica. Ele é professor da UFPA desde 2011 e já foi diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica. Viviane Santos tem mestrado e doutorado em Ciência da Computação, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA), linha de pesquisa Desenvolvimento de Sistemas Computacionais, e está no Campus Tucuruí desde 2014.

Em seu discurso, a nova vice-coordenadora disse estar orgulhosa em ter a oportunidade de gerir o Camtuc e consolidar ainda mais a instituição na região. “A nossa missão como representantes do Campus de Tucuruí está principalmente ligada à produção de conhecimento na formação de profissionais competentes, na promoção da pesquisa científica aplicada ao desenvolvimento regional. Além disto, estamos aqui também para formar cidadãos”.

Esta preocupação com a formação profissional e cidadã também é compartilhada pelo novo coordenador do Camtuc. “Iremos fortalecer os objetivos que estão presentes nos projetos pedagógicos dos nossos cursos, tornando nossos discentes altamente capacitados para atuarem nas mais diversas áreas do setor produtivo e acadêmico”, ressaltou Wassin Banna.

Para o vice-reitor da UFPA, é muito importante que o pensamento dos novos gestores esteja voltado para a população local e o seu desenvolvimento, pois, desta forma, estarão cumprindo um papel primordial, que deve ser assumido pela universidade pública. “Quando a Universidade forma um aluno filho de trabalhador, ele influencia na vida da família, na vida da comunidade, na vida da cidade e na vida do País”, lembrou.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes